Novos Prefeitos tomam posse no RJ


Crivella é empossado Prefeito do Rio de Janeiro


http://ejesa.statig.com.br/bancodeimagens/0o/7j/96/0o7j96611vf3ammicaj75jipn.jpg(Blog do Rafael Oliveira - 02 de Janeiro de 2017) O primeiro dia do ano de 2017 não é apenas o dia após o Réveillon, mas o dia que prefeitos de várias cidades são empossados e começam oficialmente a sua liderança.

Marcelo Crivella, novo prefeito do Rio de Janeiro, é um deles. O prefeito de 59 anos passou pela cerimônia realizada na Câmara Municipal, no Centro, em sessão que também deu posse aos 51 vereadores eleitos em 2016. Em seu discurso, Crivella defendeu cortes no orçamento e prometeu austeridade. 

"É com fé e sem medo que assumo a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Venho cumprir o mandato que recebi do povo com a determinação de cuidar das pessoas (...) Não fomos o candidato das promessas, não seremos o prefeito das ilusões."- Declarou Crivella
Crivella agradeceu diversas vezes a Deus, aos familiares e aos aliados políticos. O novo prefeito é engenheiro civil, eleito senador pela primeira vez em 2002, já foi ministro da pesca e senador. Essa é a terceira vez que tenta ser prefeito.

Crivella quer trazer para a Prefeitura as 16 UPAs, o Maracanã e o MIS até o fim de 2018, construir policlínicas, começar o terceiro turno nos hospitais, entre outros projetos.  

Em seu primeiro dia útil como prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) foi ao Hemorio, na Região Central, com a sua família para doar sangue. Segundo o político, o objetivo é estimular a doação em um período de redução em todo o sistema público de saúde. 

Vice de Crivella

O vice será Fernando Mac Dowell, carioca, nascido em Copacabana, especialista em transportes. ele foi o técnico responsável pela expansão do metrô para a Barra, escreveu o projeto do trem que ligará o Rio a Niterói pela ponte, projeto que nunca saiu do papel. 

Vereadores do Rio de Janeiro

Dos 51 vereadores, 18 chegam ao Legislativo pela primeira vez, uma renovação equivalente a 1/3. O PMDB vai ocupar dez das 51 cadeiras na próxima legislatura e ainda será a maior legenda, embora bem menor que os atuais 18 representantes. Os outros partidos com maior representatividade são PSOL que ficou com a segunda maior bancada, passando de quatro para seis parlamentares.

Após a posse dos vereadores, foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Casa, com a reeleição de Jorge Felippe (PMDB) para a presidência. Compõem a mesa: Tânia Bastos (PRB), primeira vice-presidente; Zico (PTB), segundo vice; Carlo Caiado (DEM), primeiro secretário; Cláudio Castro (PSC), segundo secretário; Felipe Michel, primeiro suplente; e Eliseu Kessler, segundo secretário.
Em seguida, o presidente eleito da Câmara Municipal deu posse a Crivella e ao vice-prefeito Fernando Mac Dowell (PR). As atividades legislativas terão início em fevereiro.

Na sexta (30), o prefeito anunciou Antônio Carlos de Sá para ser o novo procurador-geral do município. 

Interior do Estado

Diversos outros prefeitos foram empossados em todo Estado. Tricano toma posse em Teresópolis, RJ, e fala de recuperação econômica, junto com outros 12 vereadores da cidade. Rafael Diniz tomou posse em Campos, apesar das acusações da Operação Chequinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.