A Ilha da UFRJ: O verdadeiro Vale do Silício do Brasil


 Rio de Janeiro continua investindo no Maior Pólo Tecnológico da América Latina



O maior pólo tecnológico de toda América Latina, situado no Rio de Janeiro, começará a ganhar forma definitiva nos próximos meses com a inauguração dos centros de pesquisa da Siemens (Alemanha) e da Halliburton (EUA).

Já estão confirmadas 13 grandes multinacionais que vão criar seus centros de pesquisa no local, sendo que cinco destas já estão em operação. Acredita-se que no início de 2014, após um investimento de R$ 1 bilhão, o parque tecnológico já esteja em plena operação, com 2,5 mil empregados, 80% deles dedicados à pesquisa e ao desenvolvimento de inovações.

O parque foi inaugurado em 2003 com 350 mil metros quadrados, construído no campus da UFRJ, com o objetivo de estimular a interação entre estudantes e empresas inovadoras. O parque também é vizinho da CENPES (da Petrobrás), líder mundial em tecnologia em exploração de petróleo em águas profundas. Acredita-se que o parque seja o maior parque para petróleo do mundo.

Algumas empresas presentes são General Eletric, a EMC, a Schlumberger (maior contratista mundial de serviços do setor de hidrocarbonetos), a FMC Technologies (maior abastecedora mundial de equipamentos para a indústria petrolífera), a BG Group (gigante de hidrocarbonetos na Europa), a Loréal, a Tenaris Confab (Empresa argentina de tubos),  a siderúrgica americana Vallourec & Mannesmann Tubes (V&M), entre outras.

O parque também contará com uma Torre de Inovação na qual foram oferecidos espaços a cerca de cem pequenas e médias empresas inovadoras que possam servir de apoio às multinacionais. No polo já operam uma incubadora de empresas tecnológicas e seis grandes laboratórios da UFRJ, entre eles o de Tecnologia Oceânica, cujo tanque para simulações está entre os maiores do mundo, e o Centro de Realidade Virtual.

Leia aqui sobre outros parques tecnológicos no Rio de Janeiro.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira,  30 de Março de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.