Transbrasil e VLT no Rio de Janeiro


Centro do Rio de Janeiro ganhará moderno sistema de veículo sobre trilhos




A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, anunciou essa semana que o Rio de Janeiro ganhará em breve um corredor expresso de ônibus (BrT) que será chamada de Transbrasil, indo de Deodoro ao Aeroporto Santos Dumont pela Avenida Brasil. Ela também confirmou que a Cidade Maravilhosa também ganhará um sistema de VLT (Veículo Leve sobre trilhos) para circular no Centro. Ambos funcionarão com Bilhete Único e ficarão prontos antes da Copa do Mundo de 2014.

Os dois projetos fazem parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em relação a Mobilidade Urbana nas principais cidades do Brasil. 

A Transbrasil terá 32 quilômetros, quatro terminais, 28 estações e 15 passarelas. As obras durarão 36 meses e haverá conexão com a BR 116 (Rio-SãoPaulo) e BR-040 (Rio- Juiz de Fora). A Prefeitura ajudará com R$ 171 milhões. 

A União investirá R$ 500 milhões com o VLT, e o restante, R$ 1,1 bilhão, virá de Parceria Público-Privada. Haverá pelo menos 25 trens, 42 estações e conexão com o Trem Bala, as barcas, o metrô e o trem. Serão 26 quilômetros e 6 linhas. Duas linhas já estarão prontas em 2014, com intervalo de cinco minutos entre um e outro. A primeira linha passará pela Rodoviária Novo Rio, Santo Cristo, Praça Mauá, Rua Barão de Tefé e Palácio Pedro Ernesto. Já a segunda linha terá um intervalo de 10 minutos e passará pela Central do Brasil, Cidade do Samba, Rodrigues Alves e a Praça Mauá. As quatro linhas restantes entrarão em funcionamento até 2016.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 23 de Março de 2012

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