Sucesso no turismo do Carnaval carioca 2012


Carnaval do Rio recebe tantos turistas quanto uma Copa do Mundo



A estimativa é que o Estado do Rio receba este ano mais de 850 mil turistas, sendo 250 mil estrangeiros, durante o período de Carnaval, que termina no próximo domingo (26/2). São números equivalentes aos de uma Copa do Mundo. Em 2010, na África do Sul, estiveram no país 3,1 milhões de pessoas, distribuídas em nove cidades. A cerimônia de abertura da Copa, no Soccer City, em Johannesburgo, recebeu 91 mil pessoas e a de encerramento, 89 mil.

Segundo Luiz Carlos Prestes Filho, superintendente para Desenvolvimento Cultural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e autor do estudo Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval, os visitantes vão gerar mais de R$ 700 milhões em receita. A Riotur estima R$ 1,2 bilhão. Os setores mais beneficiados, segundo Prestes, são o de transporte (32% dos gastos), alimentação e bebidas (29%) e de eventos e compras (29%).

Pelo impacto econômico que causa a cada ano, o Carnaval, na opinião do superintendente, deve ser considerado pelo Estado como uma indústria estruturante.

– Se temos a indústria do petróleo - claro que com um peso muito maior – e a indústria da moda, temos também a do Carnaval – afirmou Prestes Filho.

De acordo com o superintendente, o Rio de Janeiro estará apto a receber a próxima Copa do Mundo, considerando a capacidade demonstrada de todo ano organizar uma festa como o Carnaval.

Texto escrito por Guedes de Freitas (Imprensa/RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.