Rio é comparado a cidades europeias em questão de mobilidade em ciclovias


Rio de Janeiro está entre as 20 melhores cidades do mundo para pedalar



O site português Green Savers publicou uma pesquisa da  Copenhagenize que revelou quais são as 20 melhores cidades do mundo para se pedalar. O Rio de Janeiro é a 18ª melhor cidade do mundo para andar de bicicleta. 

A consultora realça a existência de ciclovias, no Rio, desde 1992 e o fato de uma delas estar ligada ao aeroporto Santos Dumont. “
"Os cariocas conhecem bem a bicicleta e, por vezes, até parece que estamos numa cidade europeia”, revela o ranking europeu.
 O Copenhagenize explica que o investimento em infra-estruturas relacionadas com a bicicleta para o Mundial 2014 e Jogos Olímpicos de 2016 determinarão o sucesso desta cultura ligada às duas rodas. 
“Com a economia brasileira a crescer, há uma grande oportunidade para a cidade se expandir à custa [desta] cultura”. - Continuou o site oficial.
A Copenhagenize baseou-se em critérios como a existência e quilômetros das ciclovias, sistema de sinalização, lugares de estacionamento para bicicletas, a permissão para transporte da bicicleta em outros meios de transporte, a fiscalização, os programas de aluguel de bicicletas e a SEGURANÇA que os utilizadores de bicicleta sentem em todos os sentidos.

Em primeiro lugar ficou Amsterdã (Holanda), famosa por ter as melhores ciclovias do mundo e por ter uma população que valoriza muito esse meio de transporte. 

Em segundo já aparece Copenhage (Dinamarca), já que a bicicleta é o principal meio de transporte de 40% da população da capital dinamarquesa, até os adolescentes se sentem seguros de ir para a escola de bicicleta. 

Em terceiro está Barcelona (Espanha), destacando-se a infra-estruturas nos centros urbanos e na periferia 

Em quarto está Tóquio (Japão), considerado por muitos como a cidade mais desenvolvida tecnologicamente em todo o mundo. A cidade conta com um estacionamento subterrâneo para mais de 9 mil bicicletas, em uma das suas estações de metro

Em quinto lugar está Berlim (Alemanha), que possui uma famosa política de incentivo a esse transporte, tendo também a vantagem de ser uma cidade plana. Em sexto lugar aparece Munique (Alemanha) que conta com 1,2 mil quilômetros de ciclovias. 

Em sétimo lugar aparece Paris (França), com 1,8 mil estações e mais de 20 mil bicicletas.

Em oitavo aparece Montreal (Canadá), com um programa contabilizado em 5 mil bicicletas distribuídas por 400 estações, permitindo a todos os habitantes utilizarem gratuitamente o serviço nos primeiros 45 minutos.

Em nono lugar está Dublin (Irlanda) com 44 estações e 5 mil bicicletas. Pelo menos 10% da população usa a bicicleta como principal meio de transporte nas suas deslocações diárias.

Em décimo lugar está Budapeste (Hungria), com uma infra-estrutura mundialmente famosa. Cerca de 5% da população recorre à bicicleta para ir para o trabalho ou para outros destinos locais.

Veja a lista com outros 10 melhores do ranking:
11. Portland (EUA)
12. Guadalajara (México)
13. Hamburgo (Alemanha)
14. Estocolmo (Suécia)
15. Helsínquia (Finlândia)
16. Londres (Inglaterra)
17. São Francisco (EUA)
18. Rio de Janeiro (Brasil)
18. Viena (Áustria)
20. Nova Iorque (EUA)


Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 06 de Dezembro de 2011

Um comentário:

  1. A diferença é que lá vc vai e volta com a bicicleta pra casa; já aqui...

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.