Rio poderá ser uma das cinco cidades mais visitadas do mundo


Embratur anuncia meta de colocar o Rio de Janeiro entre as cinco cidades mais visitadas do mundo

http://www.mais-info.com/wp-content/uploads/2011/05/rio_de_janeiro1.jpg 
 
O presidente da Embratur, Mário Moysés, anunciou hoje pela manhã que o Rio de Janeiro tem condições de se transformar, nos próximos anos, em uma das cinco cidades mais importantes do planeta para a visitação turística, caso souber aproveitar as oportunidades que se abrirão com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpídadas de 2016. 
 
O anunciou foi feito durante o seminário Rio Cidade Sede que aconteceu na Bolsa de Valores do Rio, Moysés afirmou ainda que a cidade deverá receber pelo menos 380 mil turistas estrangeiros a mais em função das Olimpíadas. Já durante a Copa do Mundo cada cidade-sede deve receber 600 mil turistas a mais no período da competição. 

O presidente da Embratur destacou que o Brasil terá, nos próximos seis anos, uma oportunidade única de renovar a imagem turística no mundo, até porque vale ressaltar que tal imagem foi destruída pela mídia brasileira, principalmente o cinema. Ele ressaltou ainda que é preciso estabelecer metas claras sobre o retorno que o país quer com os jogos. 
- Temos que colocar na cabeça das pessoas que elas precisam visitar o Rio pelo menos uma vez na vida. Devemos aproveitar as belezas naturais, mas temos que saber usar o nosso bom momento econômico e criar uma imagem moderna do Brasil.
O Rio foi comparado a cidades como Barcelona que aproveitaram os eventos esportivos para fazer renovações urbanísticas e de infraestrutura e alavancar o turismo. Outro exemplo é a Copa do Mundo de 2006 que melhorou a imagem do povo alemão. A Copa do Mundo de 2010 também ajudou a mudar a imagem que as pessoas tinham da África do Sul. Além da Copa do Mundo na França que promoveu grandes mudanças, principalmente em seu interior. Já as Olimpíadas, além de deixar um legado para a cidade, mostrará que o Rio de Janeiro também é uma cidade moderna. 

O presidente da Embratur afirmou que depois das Olimpíadas de 2012, em Londres, o foco internacional será o Rio de Janeiro, momento que ele considera crucial para aproveitar a exposição de mídia esperada.

Mas não é apenas o turismo de lazer que deverá crescer no Rio de Janeiro. 
- Precisaremos também fazer um trabalho de captação de eventos de turismo de negócios. O secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, também destacou, durante o seminário, que o Rio vive um momento excepcional no Turismo, em decorrência da série de eventos internacionais que irão ocorrer na cidade nos próximos anos:
O Rio de Janeiro é uma cidade que nem se quer conta com baixas temporadas, como as demais cidades turísticas do Brasil, inclusive no Estado. Outros dois eventos que ajudarão a aumentar esse potencial será os Jogos Mundiais Militares, a Copa das Confederações e outros, sem contar os eventos mais técnicos e políticos.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 30 de Maio de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.