Mais noticias do Autodromo de Deodoro


Rio de Janeiro ganhará novo autódromo até o fim de 2012

http://odia.terra.com.br/portal/ataque/fotos/11/05/22_novo_autodromo_div_575.jpg

O Autódromo de Jacarepaguá faz parte da história do automobilismo brasileiro e do mundo. Inaugurado em 1978, sediou as provas de Fórmula 1 (GP do Brasil) até 1989, com vitórias de Alain Prost, Nigel Mansell, Nelson Piquet e Carlos Reutemann. Em 1989, Ayrton Senna conseguiu a volta mais rápida. Depois disso também houve corridas de Stock Car nesse mesmo local.

Mas depois de 1989, o Governo Federal desvalorizou o nosso autódromo, mandando as corridas para São Paulo. A política fluminense também não deu muito apoio a nossa arena automobilistica, hoje em estado de abandono, alvo de críticas de muitos profissionais e esportistas ligados ao automobilismo, o Autódromo Internacional Nelson Piquet agora só serve para formação de pilotos.

A Prefeitura diminuiu o Autódromo para construir a Arena Olímpica, o Velódromo da Barra e o Parque Aquático Maria Lenk, todos esses utilizados para o Pan-Americano de 2007. Também há reclamações pela falta de um kart e os poucos investimentos.

O Complexo Esportivo Cidade dos Esportes será expandido sobre o autódromo de Jacarepaguá para as Olimpíadas de 2016, dando o fim ao autódromo de glórias da Cidade Maravilhosa.

Porém o Rio de Janeiro ganhará um novo autódromo até o fim do próximo ano. A previsão é do secretário Municipal de Esporte e Lazer do Rio, Romário Galvão Maia. A Prefeitura se comprometeu a construir um novo circuito, também na Zona Oeste da cidade, dessa vez no bairro de Deodoro, também bairro onde haverá arenas para as Olimpíadas de 2016.

A análise da Fundação Getulio Vargas para a execução do projeto já foi concluída e a licitação deve ser feita nas próximas semanas, segundo o Ministério do Esporte. O investimento será de R$ 150 milhões. O projeto deverá ficar pronto até o final de 2012, mas muitos especialistas não tem muita fé nessa proposta, acreditando em um atraso ou até a finalização do projeto.

Mas a nova juventude de pilotos brasileiros torce para o projeto sair do papel.
"O automobilismo carioca foi perdendo espaço e se estagnou. Se Deodoro sair, o Rio vai se tornar de novo o berço do automobilismo brasileiro", prevê Luir Miranda.
O secretário de Esporte e Lazer garante que o autódromo será construído, mas não promete que a estrutura poderá ser usada antes do início de 2013.
"É parte da responsabilidade da Carta Olímpica. É um compromisso assumido com o COI (Comitê Olímpico Internacional)", afirma.
O Ministério do Esporte, responsável pela contratação da obra, informou que o novo autódromo será de nível internacional e poderá receber todos os tipos de provas, inclusive a Fórmula 1.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 22 de Maio de 2011

4 comentários:

  1. Boa noite, Rafael!

    Bela abordagem, no seu texto!

    Mas se caminharmos mais um pouco, veremos o descaso com vários outros centros esportivos, casas de shows, museus e tantos outros.
    Um exemplo é a Cidade da Música, onde até hoje não terminaram...
    O também Rio Centro, onde tínhamos um espaço monumental para ser adaptado para qualquer evento que pudesse fazer no decorrer do ano, e foi privatizado, doado a iniciativa privada...

    Muito bom seus espaço aki, meus parabéns e, uma ótima noite pra ti.

    Abraços

    Marcio RJ

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, a verdade seja dita, os nossos governantes sempre impurando tudo com a bariga, e espero que eles façam sim o novo autodromo pois moro atras da area e o local esta abandonado nem parece uma area do "exercito brasileiro" parece mais um LIXÃO, vamos torce para que isso sai do papel, pois nosso bairro e adjacencias merecem pois so olham para a zona sul, o Rio não e so a zona sul!

    ResponderExcluir
  3. abandonado nao, la e o berco das operacoes especiais do exercito, antes de falar procure saber ok?

    ResponderExcluir
  4. O autodromo de Jacarepaguá está abandonado como uma potencia automobilística, mesmo ainda sendo um local de ensaios e kart, pelo menos o meu comentário está correto tecnicamente. Já o comentário da leitora VEL acho proveitoso, apesar de eu não saber se o local realmente parece um "Lixão". Mas independente se for um lixão ou uma área utilizada pelo exército o local receberá um investimento que Deodoro e a Zona Oeste merece. Mas bem lembrado TQ ao dizer que essa região é um berço de operação das forças armadas, vou pesquisar sobre o estado atual da região e comentarei em postagens futuras.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.