Caso do avião que caiu em rota para Paris


Voo Rio-Paris: gelo é possível causa de acidente da Air France

http://media.jb.com.br/fotos/2011/05/22/300w/21Caixapreta.JPG

Está chegando ao fim o mistério da queda do avião da Air France que saiu do Rio de Janeiro a Paris, desaparecendo no Oceano Atlântico no dia 1º de junho de 2009 com 228 pessoas a bordo. Todos que estavam a bordo morreram, incluindo um príncipe carioca da antiga corte brasileira. A França anunciou que encontrou as caixas pretas do avião e um grupo alemão declarou que o avião teria sofrido uma súbita parada provocada pelo gelo acumulado nas sondas Pitot.
Os dados não são finais, já que talvez não será possível dar uma confirmação exata, mas as caixas-pretas sugerem que as sondas de velocidade da aeronave, conhecidas como sondas Pitot, congelaram, o que provocou uma falha na velocidade do Airbus.

O acidente ocorreu em um lapso de quatro minutos, segundo as informações reveladas pelas caixas-pretas. Segundo a gravação, o piloto chefe do voo, Marc Dubois, não estava na cabine quando os alarmes soaram.

Nas gravações deu para ouvir ele chegando correndo à cabine e "grita instruções aos seus dois copilotos",

O avião parecia que havia evitado uma área de fortes turbulências, mas suas sondas Pitot tinham partículas de gelo. Foi aí que os indicadores de velocidade falharam, como resultado de uma parada do avião. Não se sabe se o possível culpado seria o piloto ou se os computadores da aeronave saltaram automaticamente para compensar o que parecia ser uma súbita perda de potência, mas dados concretos devem ser publicados até o próximo final de semana. O caso está sendo investigado pela Alemanha.

Publicado pelo Blog do Rafael Oliveira no dia 22 de Maio de 2011
Foto: Caixa preta do avião descrito na reportagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.