Descoberta arqueológica será ponto turístico na Zona Portuária


Zona Portuária do Rio ganhará memorial sobre escavações encontradas da época imperial

http://oglobo.globo.com/fotos/2011/03/09/09_MHG_RIO_1003_cais.jpg

O projeto de revitalização da Zona Portuária já teve suas obras iniciadas e no início desse mês, durante as escavações, foi encontrado um tesouro arqueológico, precisamente na Avenida Barão de Tefé. Trata-se do Cais da Imperatriz e do Cais do Valongo, ambos do século XIX.

O Prefeito Eduardo Paes foi chamado para contemplar a descoberta e decidiu fazer do espaço uma praça turística, assim como acontece em Roma sobre algumas ruínas. A Praça será entre essa avenida e o Hospital dos Servidores do Estado.

Só para se ter ideia da descoberta encontrada: A imperatriz Teresa Cristina (esposa de Dom Pedro II) chegou pelo Cais da Imperatriz, reformado pelo francês Grandjean de Montigny (arquiteto que trabalhou para Napoleão). Já o Cais do Valongo foi o local que chegou centenas de escravos no país, onde será construído algo mais símbolo para a cultura afro-brasileira do que a estátua de Zumbi, na Avenida Presidente Vargas, segundo Paes.

A praça será exatamente um Memorial com pavimentos históricos que contará com 1.350 metros quadrados.

No local também haverá um um espelho d'água simulando o mar (aterrado pelo ex-prefeito Pereira Passos na década de 1910). Além de salas com informações históricas, mostras sobre a evolução urbana da Região Portuária e uma maquete expondo as diferentes fases do Porto.
- O projeto terá acessibilidade para portadores de deficiência física, e, ao longo do percurso nos muros em volta, uma linha do tempo com informações sobre a evolução histórica dos dois cais. Duas arquibancadas, uma em frente a outra, darão diferentes perspectivas para se contemplar o memorial. - Explicou o arquiteto Washington Fajardo
As arquibancadas serão usadas também para visitas de alunos das escolas cariocas. O Memorial contará também com iluminação noturna. O Iphan inicialmente gostou do projeto, mas afirma que haverá um estudo mais detalhado e poderá também ser expandido devido a importância histórica da região.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 10 de Março de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.