Palácio do Itamaraty será restaurado


Palácio do Itamaraty do Rio de Janeiro será restaurado

http://farm4.static.flickr.com/3444/3747413282_2fb45440a9.jpg

O Ministério das Relações Exteriores e a prefeitura do Rio de Janeiro assinaram um acordo para iniciar o projeto de restauração do Palácio Itamaraty, no centro da cidade. O conjunto de prédios foi a sede da Presidência da República de 1889 a 1897 e da diplomacia brasileira até 1970.

Atualmente, a chancelaria brasileira fica na capital, Brasília, mas o palácio é sede da representação do Itamaraty no Rio de Janeiro e do escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) no estado. O convênio prevê que, primeiramente, seja feito um projeto executivo da reforma, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), para que depois se possa recuperar os edifícios.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o Palácio Itamaraty tem grande valor histórico para o país. “Muitas coisas importantes foram decididas aqui. O Barão do Rio Branco, patrono da nossa diplomacia, trabalhou aqui por quase dez anos e morreu aqui. Aqui foram realizados grandes bailes da República. Então é, ao mesmo tempo, um monumento histórico de grande importância por tudo o que se passou aqui. E é também um patrimônio artístico e arquitetônico da cidade do Rio de Janeiro”, disse na ocasião.

O prédio principal do Palácio do Itamaraty, de arquitetura neoclássica, teve sua construção concluída em 1854 e pertencia a Francisco José da Rocha, o Conde de Itamaraty. Em 1889, o edifício foi comprado pela União que, no início do século 20, construiu prédios anexos.



Texto extraído da Revista Fator
Publicado no Blog do Rafael Oliveira no dia 08 de Dezembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.