Fim do Tráfico no Complexo do Alemão


Polícia invade Complexo do Alemão, favela mais perigosa do Rio de Janeiro, e expulsa poder do Tráfico

http://urutau.proderj.rj.gov.br/seobras_imagens/EditaImprensa/imagensNoticias/teleferico%20Alemao%202.jpg

Durante muitos anos o conjunto de favelas conhecida como Complexo do Alemão, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi motivo de medo e fracasso político. A favela era considerada com o pior IDH da Cidade, além da mais perigosa devido o forte tráfico da região, com isso todos diziam que era de todas as favelas do Rio de Janeiro, a que estava, supostamente, mais longe de um dia ser pacificada.

Porém agora pouco (28 de Novembro) a polícia hasteou uma bandeira do Brasil no alto do morro mais temido do Rio. A bandeira que simboliza a expulsão do Tráfico e a ocupação da Polícia do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão.

Cerca de 2.600 agentes participaram da invasão à comunidade, que começou às 8h. Os criminosos não ofereceram resistência.

Agora a polícia vasculha a região, procurando bandidos escondidos, armas e drogas. Acredita-se que haja bandidos escondidos na tubulação.
- Nós temos um trabalho que tem como principal objetivo recuperar 30 anos de abandono, de populismo, de confusão - Declara Cabral.
Cada casa do Alemão e da Vila Cruzeiro está sendo verificada atrás dos bandidos, mas a vitória é mais uma vez da Polícia do Rio de Janeiro, certamente a mais preparada do país que conseguiu prender diversos criminosos, diferente de outros ataques similares que já aconteceram em outras cidades do Brasil cujos suspeitos até hoje não foram presos.
- A população do Rio já pode comemorar. Mas não temos a pretensão de achar que em duas ou três horas nós conseguimos pacificar o Complexo do Alemão. A situação é de aparente tranquilidade. Apenas o início da operação foi um momento crítico. A população deve continuar ajudando com denúncias e informações à polícia. - Declarou o Delegado Rodrigo Oliveira.
O famoso traficante Elizeu Felício de Souza, o Zeu, famoso por ter matado o jornalista Tim Lopes junto com Elias Maluco, foi encontrado na sua casa dentro da Favela.




O fato foi bem visto não apenas pelos cariocas, mas também por jornais do mundo todo:

O fato estampou a capa do Jornal "The New York Times" com o título "Multidão de policiais do Rio no abrigo da quadrilha", afirmando que tal fato leva segurança para as Olimpíadas de 2016. O Jornal também declara a vitória da Polícia do Rio de Janeiro.

Já a BBC da Inglaterra diz que o Rio de Janeiro está vencendo a batalha contra os traficantes, mas ainda têm que ganhar a Guerra.

O francês Libération lembrou aos leitores que os bandidos estão sendo caçados dentro da favela e "Não haverá um só local que não será verificado".

O francês Le Monde traz o artigo: "A polícia anunciou ter tomado o controle de um suposto bastião de traficantes de drogas em um complexo de favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro. Mas a operação, em uma escala nunca vista no Rio, continua enquanto a polícia realiza uma busca nas casas da comunidade".

Até o argentino Clarin elogiou a tática da polícia: "a polícia lançou uma operação sem precedentes nas favelas cariocas".

E essa é a prova que o Rio de Janeiro tem esperança de um dia respirar sem o tráfico e a Pacificação tem sim dado certo. Da mesma forma que apesar do ocorrido, a cidade tem total capacidade para os eventos futuros.

Texto escrito e publicado por Rafael Oliveira, 28 de Novembro de 2010

2 comentários:

  1. Hoje é um daqueles dias em que toda aquela gentalha brasileira, que odeia o Rio de Janeiro e que não perde uma única oportunidade de tripudiar, sem piedade, sobre os problemas que a cidade do Rio de Janeiro enfrenta, como se eles, o Brasil, não fosse o ator principal destes problemas, traficando drogas, armas, migrando em massa e erguendo favelas por todos os lugares. Aquela cantilena chata e enjoada, de que o Rio era dominado por traficantes, que não tinha mais jeito, que quem mandava na cidade era o tráfico e etc e tal., foi, mais uma vez provada falsa. Caiu por terra! Mais uma vez nos cariocas mostramos quem manda aqui. Manda agora um governo que não é conivente com a vagabundagem, com a desordem e com a má educação. Já faz alguns anos que cansamos de pensar o Brasil e resolvemos reassumir as rédias do nosso destino. Deus há de permitir que somente fluminenses governem este Estado doravante e não permitam, jamais, que forasteiros oportunistas, invejosos e mal-intencionados destruam nosso Estado como fizeram no passado. Cabral foi reeleito com apoio de 70% da população. Paes, se Deus quiser, será reeleito em 2012 e governará até as Olimpíadas de 2016 para educar essa gentuça que ainda insiste em fazer do Rio a "Casa de Noca", a "Casa da Mãe Joana" e Cabral, há de encontrar alguém que o substitua a altura em 2014. Até 2016, os cariocas teremos reconstruido tudo o que este país destruiu nos últimos 50 anos. Quem viver verá! E mais uma vez os invejosos e profetas do apocalípse terão de engolir o veneno que disseminam.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo! O único problema agora é não cuidar do asfalto. Pq se no morro não tem mais renda o asfalto vai ser explorado.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.