Reforma da Quinta da Boa Vista


Quinta da Boa Vista receberá investimentos que o transformará em um parque novo

http://odia.terra.com.br/portal/rio/fotos/10/09/12_quinta280x195(1).jpg

Residência da Família Real entre os anos de 1808 e 1889 e uma das áreas de lazer mais frequentadas nos fins de semana, a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, vai ganhar tratamento especial para comemorar seu primeiro centenário como parque público em outubro. Sem receber o devido cuidado há alguns anos e com valor histórico quase no esquecimento, o parque será presenteado com pacote de reformas. Bancos, sistema de iluminação e pavimento, que estão destruídos, serão trocados por novos.

As ações estão previstas para começar amanhã e só terminam na primeira semana do mês que vem. Uma programação especial, que terá como ponto alto o Dia das Crianças, vai encerrar a semana de comemoração. “Vamos fazer uma ação concentrada no local, que é um dos principais pontos de visitação da cidade. Tudo será revisto. Do piso à desobstrução das vias pluviais. Uma nova Quinta será entregue para a população”, disse o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório.
“É quando se comemoram os 100 anos. Tem também um outro fator importante. Sabemos que a Quinta vai ficar movimentada durante a Copa de 2014 e as Olimpíadas, porque fica perto do Maracanã, onde vão acontecer partidas importantes”, disse o secretário.
As mudanças, segundo Osório, estão sendo assessoradas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O cuidado é para que se preserve a estrutura original das peças reformadas, como no caso das papeleiras. Também vai entrar no pacote de recuperação o jardim do Museu Nacional, que fica na Quinta da Boa Vista. Apesar de o museu não ser de competência municipal, a prefeitura vai custear a reforma para recuperar o paisagismo. O valor do investimento ainda não foi calculado, mas é um dos presentes guardados para o aniversário.
“Para nós, essa revitalização que a prefeitura está planejando no parque é muito importante. Melhorando o entorno, aumenta o conforto ao visitante”, disse a diretora do Museu Nacional, Claudia Rodrigues Ferreira de Carvalho.
Separados por uma linha férrea, o Estádio do Maracanã e a Quinta da Boa Vista devem ser integrados num único ambiente, uma ‘praçarela’ para se transformar num grande área de lazer. O projeto da prefeitura ainda não saiu do papel, mas é dado como certo já para a Copa de 2014.

Publicado em 13 de Setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.