Projetos dos futuros políticos do Rio de Janeiro...


Veja quais são os projetos dos candidatos a presidência e governador para o Rio e o Brasil

http://www.iguatu.net/novo/wordpress/wp-content/uploads/2010/01/elei%C3%A7%C3%B5es2010.jpg

A Copa do Mundo acabou e a Espanha é a grande vitoriosa. Pronto! Agora eu acho que os brasileiros podem prestar mais atenção ao fato que este ano escolheremos os futuros governadores, senadores, deputados e o presidente da República.

O presidente que for dirigir o Brasil nos próximos quatro anos terá a responsabilidade central de fazer com que a Copa do Mundo realmente transforme o Brasil, deixando um legado para a nossa população, assim como deixou para a África do Sul, Alemanha e França, em exemplos que eu já postei anteriormente aqui neste blog. Mas o futuro presidente também terá muito mais para se preocupar, como investir em aeroportos, melhorar o sistema de energia, melhorar a visão do país no exterior, diminuir a inflação acelerada iniciada na era FHC (PSDB), controlar a violência crescente das unidades federativas, entre outras obrigações.

Já o Rio tem a responsabilidade tremenda de escolher um novo Governador. Um governador que seja a favor do meio ambiente - trazendo melhorias desde a construção de novas árvores para melhorar o clima da cidade (principalmente na zona oeste e zona norte) até a despoluição das lagoas - melhore a saúde pública, melhore a educação da Rede Estadual - que caiu de forma gritante durante a era Garotinho e Cabral - defender o Rio do roubo do Governo Federal relacionado aos royalties do petróleo e pré-sal, e principalmente tenha bons projetos para a urbanização e combate a favelização e violência urbana.

Bem... Pelo menos eu vejo assim a responsabilidade dos futuros governantes de respectivos cargos durante os próximos quatro anos.





E por isso o nosso Blog já vai publicar o programa inicial dos candidatos de 2010.

Vamos começar pelos candidatos ao Governo Estadual do Rio de Janeiro. O Rio contará apenas com dois candidatos durante esta Eleição: Sérgio Cabral (PMDB), que disputa a reeleição, e Fernando Gabeira (PV), que tenta o posto pela segunda vez (o primeiro foi em 1986).

PETRÓLEO, ECONOMIA, FINANÇAS E NEGÓCIOS:

SÉRGIO CABRAL:
Cabral promete melhor controlar gastos públicos com a "Transparência" e maximizar o programa de barreiras fiscais. E só!

FERNANDO GABEIRA:
Gabeira já fala em “exploração ambientalmente segura” do petróleo e em “preparar a sociedade fluminense para um dia se libertar dele”. Porém o candidato nascido em Minas Gerais quer uma Administração Nacional do Oceano, em outras palavras o candidato mineiro é a favor da distribuição dos royalties.

SAÚDE PÚBLICA:

SÉRGIO CABRAL:
Cabral garante dividir a saúde em três níveis (Primário, secundário e terciário) para assim melhor atender a cada paciente. Cabral também quer adquirir 120 novas e modernas ambulâncias para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o GSE (Grupo de Socorro de Emergência). Também promete implantar clínicas e centros de referência para o atendimento da população, 50 clínicas da família, 10 de referência a diabetes e hipertensão e 5 clínicas da mãe, dois centros de politrauma, e o Centro de Pesquisa do Crack.

FERNANDO GABEIRA:
Gabeira já propõe a criação de Unidades de Diagnóstico, regionalmente distribuídas, dotadas de equipamentos e pessoal especializado para a realização de exames de maior complexidade e elaboração de laudos. Outra medida é ampliar a presença da rede estadual no tratamento de enfermidades de média e alta complexidade, com maior número de leitos e racionalização dos hospitais.

SEGURANÇA/FAVELIZAÇÃO/VIOLÊNCIA:

SÉRGIO CABRAL:
As metas de Cabral para a Segurança estão relacionadas a 2014, através de projetos para reduzir o índice de homicídio doloso, roubo de veículos, roubos de rua e latrocínio. Como? Através da pacificação através das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e novos programas de prevenção ao consumo de drogas. Cabral também promete um aumento no número de policiais na rua, revisão da jornada de trabalho e conclusão do programa Delegacia Legal.

FERNANDO GABEIRA:
Gabeira quer combater a violência através de Planejamento e Tecnologia, também melhorando o salário dos policiais. Ele promete também aprimorar a cooperação entre as polícias Militar e Civil nas regiões integradas de segurança pública.

EDUCAÇÃO PÚBLICA:

SÉRGIO CABRAL:
Durante este últimos quatro anos, a educação da Prefeitura (Eduardo Paes e César Maia) melhorou bastante, tornando-se referência ao país, o mesmo que aconteceu com escolas tecnológicas como as Escolas de Aplicação da UFRJ e UERJ. Mas as escolas da rede estadual durante a Era Cabral caiu demais em questão de qualidade. E dessa vez Cabral promete que vai melhorar a educação com a distribuição de 10 mil laptops aos vencedores dos projetos olímpicos nas escolas. Cabral também diz em construir 20 escolas de Ensino Médio com parceria com a iniciativa privada (Afinal, ele não tem capacidade para criar sem a iniciativa?) e ampliação das escolas técnicas federais (Federais?).

FERNANDO GABEIRA:
Ele também vem com promessas de melhorias através da tecnologia, melhorando também condições de trabalho e a formação dos professores. Outra promessa de Gabeira é ampliar as Escolas Técnicas.

TRANSPORTE PÚBLICO:

SÉRGIO CABRAL:
O atual governador promete trazer novos trens (90) para o sistema da Supervia, modernizando outros 94 trens, mas também promete investir no sistema hidroviário.

FERNANDO GABEIRA:
Gabeira prioriza o uso do trem e do metrô. Já as linhas de ônibus serão reorientadas para alimentar o sistema sobre trilhos. Às vans caberá suprir o sistema de transporte por ônibus.



Agora vamos para os projetos dos candidatos a presidência da República. Dessa vez vamos fazer diferente. Vamos citar o nome dos candidatos e seus respectivos projetos:

O foco de Serra (PSDB) é a economia, Dilma (PT) já focaliza o "social", enquanto Marina (PV) destaca a "educação".

PROPOSTAS DA CANDIDATA DILMA DO PT:

EMPREGO — Dilma defende a atual política econômica utilizada pelo presidente Lula e promete uma reforma tributária para aliviar o bolso dos trabalhadores. Mas ela também promete aquilo que eu já cansei de chamar nesse Blog de "Bolsas esmolas".

SAÚDE — Dilma seguirá o projeto que deu certo aqui no Rio de Janeiro, ou seja, as UPAs e promete aumentar investimentos públicos para a produção e distribuição nacional de medicamentos.

EDUCAÇÃO — Dilma afirmou que a sua prioridade na Educação é a erradicar o analfabetismo.

SEGURANÇA — Ela defende a ampliação do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). E promete melhor salário os policiais civis e militares.

PROPOSTAS DO CANDIDATO SERRA DO PSDB:

EMPREGO — Serra propõe investir em Escolas Técnicas e melhorar os serviços.

SAÚDE — Ele promete a criação de clínicas destinadas a usuários de drogas.

EDUCAÇÃO — O tucano vê que para melhorar a educação é necessário investir na infraestrutura das escolas básicas públicas, e a ampliar investimentos para melhorar o ensino em sala de aula.

SEGURANÇA — Serra sugere a criação do Ministério da Segurança Pública. Embora a proposta não conste do seu programa de governo.

PROPOSTAS DA CANDIDATA MARINA DO PV:

EMPREGO — Marina defende a criação do que ela chama de "Empregos Verdes", ligados a empresas sustentáveis. Propõe estimular a baixa emissão de carbono por meio de incentivos fiscais.

SAÚDE — Nesse ponto, Marina promete criar o Programa Saúde da Família (PSF), que deve ser financiado pelo SUS e promete investir na prevenção de doenças.

EDUCAÇÃO - Marina também acredita que a educação deve ser mais ligada a tecnologia e por isso investirá na Educação Tecnologica.

SEGURANÇA - Defende a criação de uma nova estrutura institucional para a área de Segurança Pública, combinando com investimento em políticas preventivas.

Texto escrito e publicado por Rafael Oliveira, 12 de Julho de 2010

3 comentários:

  1. Gabeira é mais um forasteiro oportunista que vem p'ra cá sugar o Rio até atá a última gota. Não está interessado em fazer nada! haja vista seu desempenho como senador pelo pelo estado. Nao fez uma lei que preste. Na semana da votação do roubo dos royalties estava no Rio fazendo politicagem ao invez de pernmanecer no congresso para votar contra o roubo. Ah!!! é verdade! Ele é a favor do roubo dos royalties! O estado dele, Minas Gerais, vai se beneficiar com a sacanagem! O que esperar de um caipira? Que ele governe a favor do Rio e contra o estado dele? Acorda Rio!!! Se cariocas e fluminenses não defenderem o nosso estado, não vai ser nenhum caipira oportunista que vai fazer!

    ResponderExcluir
  2. Realmente. Eu já não via Gabeira com bons olhos pelo seu passado na ditadura e pelo fato de ter passe proibido nos EUA após sequestrar o embaixador. Mas eu não o via como oportunista, mas depois dessa.... Gabeira tá longe de ser a melhor opção, mas o problema é: Cabral seria pior? O Rio se meteu em um grande buraco nessas eleições sem um único candidato que preste. Cadê os candidatos das outras eleições como Denise Frossad?

    ResponderExcluir
  3. e as propostas dos outros candidatos eh?

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.