Novo Projeto contra Favelização


Prefeitura lança novo plano para favelas

http://oglobo.globo.com/fotos/2010/07/24/24_MHG_favela.jpg



As favelas são grandes problemas do Rio de Janeiro - E do Brasil - por todas as "óticas". Tanto para o cidadão que mora no asfalto onde muitas vezes é refém do medo e da desvalorização do seu bairro, tanto também para o turismo e infraestrutura da cidade, mas o principal problema é a qualidade de vida de seus moradores que vivem em situação degradante financeiramente e socialmente.

Eu já critiquei muitas vezes projetos como Favela-Bairro, PAC e muitos outros que não "ensinam a pescar", mas apenas dá esmolas a moradores que continuarão na situação degradante, e não traz vantagem a ninguém além do político.


O prefeito Eduardo Paes confirmou a nova fase do Favela-Bairro conhecido agora como Morar Carioca. Segundo Paes, o novo programa tratará os morros assim como o asfalto.

Todas as favelas terão gabarito fixado e limites demarcados. As favelas que estiverem em áreas de risco e não forem urbanizáveis serão removidas.

Das 13 comunidades que deveriam ser integralmente removidas no primeiro semestre, a prefeitura confirmou a retirada completa de apenas 416 casas da Favela Serra do Sol, em Santa Cruz.

Para as famílias removidas, a prefeitura oferecerá como opção apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida, construídos pela União em parceria com estados e municípios.

Pelo novo programa, a Secretaria Especial da Ordem Pública ficará responsável por erradicar as favelas em estágio inicial. Os levantamentos, por fotos aéreas e satélite, de áreas ocupadas, para identificar novas invasões, passarão a ser anuais - hoje, são feitos a cada quatro anos.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 25 de Julho de 2010
Foto: Favela do Jacarezinho

Um comentário:

  1. Seria um sonho tornado realidade a erradicação de todas as favelas do Rio e por extensão de todo o Brasil. Mas, infelizmente, isso será obra a realizar ao longo de gerações, pois não basta retirar uns dos barracos para os pôr a morar em condições dignas; logo outros virão ocupar o seu lugar. É necessário uma profunda educação de toda a população, para que todos se consciencializem da necessidade de ver o próximo como um igual com os mesmos direitos de cidadania.

    Salutas!

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.