Lagoa Rodrigo de Freitas poderá ser "Meio de Transporte"


Projeto quer implantar transporte público na Lagoa Rodrigo de Freitas

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/07/25/projeto_lagoa_geral.jpg

Assim como a Baía de Guanabara, a Lagoa Rodrigo de Freitas também poderá ser espaço para o Transporte Coletivo e Turístico da Cidade do Rio de Janeiro.

Esse Blog já idealizou uma vez um meio de transporte inovador com bondinhos sobre algumas montanhas do Rio de Janeiro. O projeto agora é mais simples, mas ainda assim maravilhoso.

Um projeto de dois escritórios de arquitetura cariocas pretendem utilizar a Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro, como uma alternativa ecologicamente correta (Energia Solar) como meio de transporte para miminizar os problemas relacionados ao trânsito da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Os arquitetos desenvolveram um projeto aquaviário para a Lagoa, onde pequenos barcos - semelhantes a um ônibus - cruzariam diversos pontos da Lagoa e chegariam até à Praia de Ipanema, através do Canal do Jardim de Alah.
“Imagina que maravilha seria pegar um barco no Humaitá e saltar na Avenida Vieira Souto?”, sonha o arquiteto.
Os arquitetos falam que algumas empresas de ônibus poderiam fazer a Integração com o sistema, onde evitaria que muitas pessoas tivessem que passar pelo Túnel Rebouças ou dar a volta em toda Zona Sul para chegar a um destino próximo.

Mas o projeto terá ainda mais benefícios para o turismo. Já que qualquer morador ou turista poderia conhecer a Lagoa da cidade mais bela do mundo através de um belo passeio aquaviário.
“Muitos turistas certamente gostariam de pegar um barco e passear pelo meio da Lagoa, e tirar fotos da cidade de um ângulo que hoje não é possível”, observa um dos idealizadores. “Às vezes, o turista está com o tempo escasso e, utilizando os barcos, pode atravessar a Lagoa de forma mais rápida do que a pé, ou mesmo de ônibus”.
A proposta também conta com a possibilidade de se criar um quiosque flutuante, onde qualquer um chegaria ou por esse sistema de transporte, ou pedalinho ou até mesmo caiaque.O projeto também conta com a ideia de elevar o Jardim de Alah em três metros, além da construção de uma garagem sob o Jardim com capacidade para 900 carros. Com isso a população poderá ter mais proveito do Jardim, inclusive durante a noite.

Mas será principalmente uma marca registrada da Cidade Maravilhosa

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/07/25/projeto_lagoa_pier.jpg

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 25 de Julho de 2010

3 comentários:

  1. Trata-se de uma boa idéia, apesar de a princípio causar certa estranheza.
    A Lagoa carece de uma linha de ônibus que a contorne, obrigando os moradores dos bairros em seu entorno, a pegarem os ônibus que dão uma volta bem maior passando por dentro de todos estes bairros.
    Esta solução dos barcos não apenas forneceria uma rota circular mais rápida, como também não colocaria mais ônibus nas avenidas da Lagoa, minimizando o problema do trânsito.

    ResponderExcluir
  2. Ideia excelente, sem dúvida! Mas passará dos estiradores de desenho para a realidade? Espero bem que não seja mais um sonho de arquitecto para ficar nas gavetas dos burocratas.
    Não é necessário grandes obras para tornar a vida numa grande cidade mais fácil e aprazível. Basta olhar em redor e saber aproveitar os recursos que se nos apresentam.
    Afinal o Rio é uma cidade marítima, aquática, porque não aproveitar a pleno os recursos que as grandes superfícies aquáticas proporcionam?

    Salutas!

    ResponderExcluir
  3. Agora percebo quanto tempo ficamos parado no tempo, sem desenvolvimentos ...nossa polítca massacrou o estado, o que seria se houvesse o esporte ? continuaríamos tendo crescimento menor que atiribé-sp..kk

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.