Rio gasta R$ 400 milhões para recolher sujeira nas ruas


Gasto do Rio com lixo jogado no chão construiria dez hospitais por ano

http://i2.r7.com/data/files/2C92/94A4/28AA/3567/0128/BBF7/BB66/7724/Lix%C3%B4metroCopa-700x525.jpg

Algo positivo do Rio é o trabalho da Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana) para manter a Cidade Maravilhosa sempre limpa. Porém, tal trabalho sai caro.

Só na cidade do Rio de Janeiro é gasto R$ 400 milhões de reais por ano para remover cerca de 1,2 milhão de toneladas do lixo jogado nas ruas. Este lixo é precisamente apenas o lixo jogado pela população nas ruas, além das folhas das muitas árvores da cidade.

Ou seja, a falta de higiene de muitos habitantes - a maioria nem nascida na cidade - custa ao carioca o que seria suficiente para construir dez hospitais de grande porte, ou 20 boas escolas ou manter 9.000 policiais militares por ano na cidade.

Além que é o dobro que o Governo Federal prometeu dar a cidade após as chuvas que acometeram a cidade neste ano.

Para catar o lixo das ruas, a Comlurb gasta três vezes mais do que a coleta domiciliar. E lugares como a Avenida Rio Branco, centro, recebe uma limpeza geral dos garis por três vezes ao dia.

Os bairros mais sujos da cidade é Campo Grande (10.455 toneladas), Bangu (8.984 toneladas), Jacarepaguá (7.007 toneladas) e Madureira (5.823 toneladas).E os mais limpos são Santa Teresa (1.044 tonelada), Ramos (1.421 tonelada) e Guaratiba (1.465 tonelada).

E tanto a presidência da Comlurb como a Prefeitura esperam mudar tal característica antes da Copa e das Olimpíadas.

- O poder público também tem o dever de fazer campanhas permanentes de conscientização. - Afirmou a empresa.
Há um projeto da prefeitura junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para que a coleta seletiva seja aumentada em até cinco vezes nos próximos quatro anos.

Esperamos que a população da nossa cidade, tanto os que nasceram aqui como os que se mudaram posteriormente, aprendam a cuidar mais da nossa grande cidade, pois além de dever de todos é um direito e vantagem para todos.


Texto escrito e publicado por Rafael Oliveira, 24 de Maio de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.