MPB nas escolas do Rio de Janeiro


Alunos de escolas estaduais do Rio de Janeiro terão MPB como matéria optativa

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJU7gljX8VoLFMIzF3Vf9sJMk4APCl269rEwCSNmLIAYaOhlOQp8gJEIIhQaq0K58f3W_O4PGo500JRlxvumv3ltYrTaBazfpf62IG3SMt1vWOeIeMu6oJAumZrujFG5N6RW8fm_bOfzTL/s1600-r/musica.jpg

A cidade que passou por um Boom do Funk e outros ritmos que valorizam a violência, sexo, prostituição e uma vida devassa, finalmente está voltando ao seu berço de origem. Ou seja, a cidade que criou ritmos como o MPB, Bossa Nova e o verdadeiro rock nacional.

Os alunos que cursam o Ensino Médio nas escolas estaduais do Rio de Janeiro poderão em breve escolher como matéria que estudará a história da MPB como disciplina optativa do novo sistema de Ensino Médio brasileiro.

No currículo da disciplina haverá a origem da Música Popular Brasileira, história dos principais compositores e relação deles com a identidade cultural dos brasileiros. Ao terminar a matéria, estes alunos além de conhecer os artistas de papel fundamental na MPB, dos mais diferentes gêneros, reconhecerão as principais músicas, coreografias e danças, e saberá um pouco mais do ritmo musical que marcou a história nacional, principalmente durante o fim da ditadura e os anos de glória da cidade. Sem contar que tais alunos serão dotados de uma qualidade cultural maior que muitos outros e terão até mesmo um português um pouco mais erudito.

Nas aulas, serão usados DVDs, cartazes e livretos, material didático elaborado pelo Instituto Ricardo Cravo Albin, especialista em MPB. Os professores das disciplinas receberão treinamento dado pela instituição.

Texto escrito e publicado por Rafael Oliveira, 24 de Maio de 2010

4 comentários:

  1. Apoio a iniciativa, realmente esta onda do funk e das tutti-frutti só cultivam valores como a violência, o sexo, a bebedeira... Para além disso acho de extrema importância conhecer aquilo que é nosso.

    Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Salve, Rafael, que boa notícia, a mpb agora nas escolas, já não era de esperar, pois há muito tempo o texto da MBP faz o balaço do Brasil, alémde cauçar "pulgas" e alvoços em alguns seguimentos da sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Excelente projeto.Maravilhoso!!! mas estou meio assustada com a responsabilidade de desenvolver na minha escola sem orientações mais precisa.Preciso de uma luz Rafael.Por favor me oriente.Já recebi o Kit mas não tenho maiores informações.
    Muito grata.
    Maria

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria, realmente é um excelente projeto, mas ainda há uma margem de dúvidas no ar. O Governo ainda não nos passou as informações de orientação, mas eles garantem que antes do projeto entrar em execução, haverá maior treinamento e apoio para não restar qualquer dúvida aos profissionais interessados.

    Qualquer nova informação eu publicarei aqui. Mas de qualquer forma: Boa sorte e sucesso.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.