Lapa de cara nova


Reforma e RevitalizaĆ§Ć£o dos Arcos da Lapa

http://farm1.static.flickr.com/33/96274774_1c7588dc2f.jpg

Todos no Brasil conhecem os Arcos da Lapa, localizado no Centro do Rio de Janeiro, mas tal monumento encontra-se abandonado pelo Governo e pela Cidade e hoje nem mesmo os cariocas sabem a altura da sua monumentalidade e nem de sua importĆ¢ncia histĆ³rica.

Os Arcos brancos nĆ£o estĆ£o tĆ£o brancos, devido ao desgaste da base de cal. HĆ” mendigos na regiĆ£o, hĆ” problemas na estrutura e atĆ© de sujeira.

A boa noticia que foi anunciada uma mega reforma em sua estrutura. Essa serĆ” a primeira reforma do monumento em 35 anos, quando em 1975 foram feitas obras superficiais.

Durante a manutenĆ§Ć£o, os bondinhos nĆ£o funcionarĆ£o. Inclusive, a manutenĆ§Ć£o contarĆ” tambĆ©m com a pintura dos bondinhos de Santa Tereza. AlĆ©m de melhoria na iluminaĆ§Ć£o, atravĆ©s novos tradicionais lampiƵes.

A reforma custarĆ” R$ 1,2 milhĆ£o e serĆ” feito pelo Banco Santander, este que receberĆ” isenĆ§Ć£o fiscal atravĆ©s da Lei Rouanet.

Esperamos que apĆ³s a grande reforma, a Prefeitura ou o Governo do Estado possa trazer outras melhorias para a reforma do local, como a valorizaĆ§Ć£o da regiĆ£o, modernizaĆ§Ć£o do bairro, investimentos no setor cultural e de turismo noturno, e atĆ© quem sabe uma praƧa a altura em volta dos Arcos com direito atĆ© de quiosque de informaƧƵes ou algum quiosque estilo de Copacabana, onde transformarĆ” o lugar em um espaƧo de lazer para turistas e moradores da regiĆ£o. Bem, estas sĆ£o algumas ideias minhas pelo menos. Porque os Arcos da Lapa Ć© mais que um monumento no coraĆ§Ć£o do Brasil, mas um presente aberto aos cariocas.


Texto escrito e publicado por Rafael Oliveira, 26 de Maio de 2010

Nenhum comentƔrio:

Postar um comentƔrio

Clique aqui para deixar um comentĆ”rio. Caso vocĆŖ nĆ£o tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.