Um novo gênio carioca


Carioca de 13 anos que desbloqueou iPhone será uma das atrações do TEDx Sudeste

http://oglobo.globo.com/fotos/2010/04/26/26_MVG_tec_pedro.jpg

O carioca Pedro Franceschi, conhecido como pH, será uma das atrações no TEDx Sudeste, evento que vai reunir bambas de vários setores, incluindo tecnologia, no Rio em maio. Pedro tem apenas 13 anos, mas já sonha trabalhar na Apple. E credenciais para isso ele tem de sobra: o garoto foi capaz de desbloquear o iPhone, estudando alternativas para tornar o cobiçado smartphone um gadget mais aberto. E, com isso, chegou a receber propostas de trabalho e fazer um estágio numa empresa de desenvolvimento de aplicações. Sua história com os aparelhos da turma das maçãs começou nas primeiras luzes de 2008.

- O pai de um amigo meu foi o primeiro a trazer o iPod Touch para o Brasil - lembra Pedro. - Logo tomei contato com o aparelho e, achando-o muito limitado, comecei a estudar um jeito de desbloqueá-lo.

Nessa época, as opções de programinhas eram poucas, nem havia ainda a Apple Store, de modo que o desbloqueio de Pedro foi providencial para quem desejava tirar mais do iPod. E ele logo passou a mexer no iPhone também, estudando as linguagens de programação necessárias.

O maior impacto na blogosfera e na internet veio quando o geniozinho criou a primeira ferramenta simples de inteface gráfica para o desbloqueio (Jailbreak) do iPod Touch 2G.

- Eu mesmo não esperava tanta repercussão - avalia, modesto.

Mas Pedro não parou por aí: inquieto, bolou ainda o Quick OIB, ferramenta para Mac OS X (e também a distribuição Linux Ubuntu) que permite rodar o OpenIBoot (iPhone Linux) no iPod e no próprio iPhone.

- Havia uma dificuldade para rodá-lo antes, pois o smartphone ficava travado e congelava para sempre. Com o QuickOIB, consegui resolver o problema. Mas ele ainda tem de ser portado para o iPhone 3GS.


Interessado em programação desde os oito anos de idade, Pedro elaborou vários outros projetos e continua a se aprofundar. No momento, trabalha num projeto para melhorar e criar mais alternativas de notificações no iPhone, além de novos aplicativos para ele e para Macs. E está se preparando para mexer nas novidades do pomar:

- Já estou dando uma olhada no iPad. Por enquanto, é muito por alto - comenta, dando a entender que mais ideias vêm por aí.

Extraído de O GLOBO
Publicado por Vanessa e Rafael Oliveira, Blog do Rafael Oliveira, versão RJ, 26 de Abril de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.