Copacabana com segurança comparada a bairros europeus


Casos de violência em Copacabana chega a ZERO!

http://www.studentsoftheworld.info/sites/country/img/18700_copacabana_beach_galleryfull.jpg

O Rio cada vez mais tem conseguido combater a violência em seus bairros. Copacabana que era criticada pelos arrastões, assaltos e até tentativas de homicídios, como demonstrado nos jornais da TV. Agora tem o título de um dos Bairros mais seguro da América Latina.

Os casos de violência em Copacabana chegaram a zero em quatro tipo de delitos (homicídio, latrocínio, roubo de veículo e de residência. ). E o melhor de tudo: O número chegou a zero durante o mês do Carnaval do Rio de Janeiro, época onde Copacabana esteve lotada de turistas e moradores durante quase todo o mês.

No mês de Março o bairro continuou no mesmo índice.

O Réveillon também foi o mais calmo dos últimos anos:
“Fiz uma pesquisa e, desde 1972, nunca tivemos uma passagem de ano sem crimes, como a última”. - Confirmou o comandante do 19º BPM,
O Jornal O DIA foi perguntar aos moradores do bairro se eles aprovam os dados oficiais e a resposta foi mais que positiva:
“As ruas estão superpoliciadas, além de ter muitos guardas municipais circulando. Todos os dias caminho tranquila. Depois da instalação das UPPs, acho que ficou ainda mais seguro”, afirma uma morada.

"Gosto muito de passear com meu cachorrinho. Venho todos os dias e ando despreocupada, com minha bolsa e um dinheirinho para comprar minha água de coco. Me sinto segura em Copacabana”, disse a chilena Ximena Olgun que trocou o país pelo Rio de Janeiro

"A população de Copacabana sempre cobra muito a questão da segurança e está funcionando”, comentou a nutricionista Renara Araújo
O bairro conta com três Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), duas delegacias e um batalhão.


Com isso, Copacabana aproxima-se a um índice de segurança comparado a grandes bairros da Europa. A meta agora é diminuir o número de pequenos furtos e assaltos a pedestres (principalmente a noite)

Outros bairros também beneficiados com a Polícia Pacificadora tiveram grande queda da violência. Em Botafogo, a violência caiu 71,4% em roubos a residências, 46,1% nos de veículos e 15% de rua e ônibus, comparado ao ano passado. No grande bairro de Jacarepaguá, com a UPP em apenas uma de suas favelas (Cidade de Deus), a queda foi de 31,7% em roubos e 20% em homicídios:
“Hoje em dia, a gente consegue caminhar tranquilo pela região. Até o valor dos imóveis aumentou”, afirma Tânia Gusmão, moradora de Jacarepaguá.
E com isso até o comércio nestes bairros tem crescido. Até mesmo em Jacarepaguá, com uma queda relativamente baixa comparada aos demais bairros tem ganho cada vez mais lojas e empresas na região.



Porém a cidade inteira pode também comemorar com a queda da violência. Como dito ainda essa semana neste blog, o índice de homicídios dolosos caiu 14,9% em toda a cidade do Rio. Enquanto os roubos de carro caíram 26,5%, e os assaltos a pedestres caíram 16%.

E assim vamos alcançando cada vez mais um Rio que todo carioca merece.

Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP).


Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 21 de Abril de 2010
Esta reportagem foi previamente publicada neste blog no dia dia 20 de Abril, mas foi reformulada no dia 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.