Prédio do Arquivo Público mudará de endereço


Edifício do Arquivo Público Estadual irá para a Estácio

http://oglobo.globo.com/fotos/2009/12/02/02_MHG_RIO_arquivo.jpg

O Edificio do Arquivo Público do Governo Estadual do Rio de Janeiro guarda mais de quatro mil documentos, mapas, plantas, filmes, aúdios e objetos que fazem parte da história do Rio de Janeiro.

O atual prédio foi reformado a pouco tempo e é localizado em frente à praia de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Mas o governo estadual decidiu transferir todo este tesouro fluminense para um prédio mais moderno localizado na Estácio, zona norte da cidade do Rio de Janeiro.

No inicio do próximo ano (2010) as construções iniciar-se-ão e contará com um grande acervo e um centro de memória.

- A história do Rio precisa de um arquivo à altura porque foi aqui que nasceu a administração pública no Brasil. O novo prédio contará com instrumentos modernos de consulta e terá capacidade para receber de pesquisadores ao cidadão comum. A área de exposições terá um viés de museu, com sete temas diferentes.- Comenta Régis Fichtner, secretário da Casa Civil do estado do RJ

Os investimentos irão custar R$ 40 milhões e a arquitetura será assinada por Sérgio Dias (Secretário de Urbanismo), vencedor do projeto que está na capa deste POST.


Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 03 de Dezembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.