Mais projetos de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro


Oscar Niemeyer confirma que museu no Rio de Janeiro é sua obra favorita. E também confirma sobre seus projetos para o "Novo" Sambódromo.

http://www.veigajunior.com.br/2007/admin/upload/imprensa/oscar-niemeyer%20e%20museu%20da%20arte%20contemporanea.jpg


Quem anda pela orla de Copacabana e vê o charmoso Edifício Ypiranga, não se dá conta que na realidade, dentro daquele prédio funciona a maior mente artística da arquitetura atual no mundo inteiro. Este é o prédio onde trabalha o arquiteto carioca Oscar Niemeyer, com praticamente 102 anos, mas ainda bem humorado e que trabalha inclusive nos sábados.

O grande arquiteto afirmou ao jornal O DIA que sua obra favorita (apelidada de xodó) é o Museu de Arte Conteporânea de Niterói, junto com todas as suas obras arquitetônicas que formarão até 2011 uma nova orla de Niterói, que juntará uma moderna orla, com a mais bela visão da Cidade Maravilhosa, sem contar o charme da cidade de Niterói.

Ao ser questionado sobre a cidade de Brasília, o arquiteto disse:
“Tive muita sorte em participar da criação de Brasília. Mas a nova capital cresceu sem controle, e as disparidades socioeconômicas aumentaram de forma intolerável. Muitos são os contrastes entre as condições dos que vivem no Plano Piloto e a daqueles que residem nas cidades-satélites”.
Porém Niemeyer ainda disse que está agora pensando em seu novo "xodó": A reforma da
Marquês de Sapucaí (Também chamado de 'Sambódromo do Rio de Janeiro'), o qual o próprio arquiteto também disse ser a menina dos seus olhos.

Por enquanto ainda é surpresa de como ficará, mas ele afirma que até o Carnaval de 2011, o famoso ponto turístico carioca ficará pronto.


Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 14 de Dezembro de 2009

2 comentários:

  1. Não consigo engolir as obras dele...Realmente são bonitas algumas...Mas sei lá...Tudo tão frio..Quadrado...Redondo....Estive em BSB em Maio...E nossa ! Tudo tão esquisito....A única coisa que eu conheço dele que eu gostei é o MAM de Niterói,a Catedral de BSB e o Congresso...Porque o Resto...Tudo feio..rs....

    ResponderExcluir
  2. Eu particulamente acho boa as obras dele. São bem criativas e conteporâneas. Principalmente o MAC.

    Mas eu já morei em Brasília e digo que realmente achei tudo meio esquisito. São apenas obras tortas que ganharam nome devido ao arquiteto [Dando exceção ao Congresso e Catedral]. Eu prefiro muito mais o projeto da Avenida Niemeyer (Niterói) e outros espalhados no Rio, BH, SP e Curitiba, apesar que eu goste de Brasília (devido as pessoas).

    Fato o qual o Coreto de Brasília é o coreto mais feio que eu já vi na minha vida, mesmo tendo sido construído por ele.

    Mas em geral eu acho inovadoras, bonitas e interessantes as obras dele. Seria muito bom que alguns lugares na cidade fosse reformados por ele, principalmente na zona norte. Ou até quem sabe dar uma nova cara para a zona oeste.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.