Blackout Brasileiro


Apagão no Brasil causa sérios problemas

http://oglobo.globo.com/fotos/2009/06/10/10_MHG_aterro_fernandoalan2.jpg

Moradores de 18 estados brasileiros, incluindo o Rio de Janeiro, viveram uma noite sem eletrecidade nesta semana.

O apagão aconteceu devido a problemas na Usina Hidrelétrica de Itaipú, a maior do Brasil e uma das maiores do mundo, trazendo além de problemas na energia elétrica nacional, havendo mortes em hospitais, desespero em metrôs do Rio e São Paulo, problemas econômicos, entre outros.

Em um dos maiores problemas de energia da história do país, foi o momento perfeito para alfinetadas nacionais e internacionais. A rede de TV norte-americana CBS foi apontada como invejosa quando, após perder o posto de sede olímpica de Chicago, criticou o Brasil dizendo que um país que tem apagões não tem capacidade para grandes eventos, além de inventar arrastões em pontos turísticos do Rio de Janeiro e São Paulo. Aqui no Brasil, políticos aproveitaram para criticar Dilma. Enquanto outros criticam o atual ministro de Minas e Energias. E até mesmo houve briga ao vivo entre jornalistas da Rede Record e Rede Globo.

Segundo Edison Lobão, Ministro de Minas e Energia, a causa do blackout desta madrugada foi consequência de raios, ventos e chuva que aconteceram em São Paulo, ontem, causando assim um curto circuito que levou problemas para as linhas de transmissão de Itaipu.

O ministro descartou problemas elétricos no país e afirmou que atualmente a Usina de Itaipú, no Paraná, contém energia de sobra.
"O Brasil não tem problemas com fornecimento de eletricidade. O sistema é confiável, mas ele é sujeito a esse tipo de problema", disse Cesar de Barros Pinto
Os problemas relacionados a energia elétrica já foram normalizados em todo o país, porém ainda há em alguns estados e cidades, problemas relacionados a telefonia fixa e móvel (principalmente da Claro), problemas com semáfaros queimados, entre outros. Porém, entre todos, o maior problema é relacionado a problemas na distribuição de água, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo.

Em São Paulo, o abastecimento de água na região metropolitana retornará até a quinta-feira para as 2 milhões de pessoas prejudicadas. Os meios de transporte funcionam normalmente e a prefeitura reforçou o policiamento devido ao aumento de assaltos nesta madrugada. Os semáforos com problemas serão resolvidos ainda esta semana.

Já no Rio de Janeiro, o problema de abastecimento água será resolvido ainda hoje (cerca de 95% da cidade já está com abastecimento normal), mas poderá haver alguns bairros onde haverá mais demora, principalmente na baixada, porém a CEDAE pede para a população economizar água durante as próximas 72 horas. As linhas e estações de metrô e trem também funcionam normalmente. Os semáforos que queimaram na zona sul serão trocados ainda esta semana e guardas ajudarão o trânsito até a troca.

Os presidentes da FIFA e do Comitê Olímpico Internacional afirmaram que este é um problema que poderia acontecer em qualquer lugar do mundo (Vale lembrar que já aconteceu em muitos lugares no mundo, inclusive Nova York) e não seria motivos para dizer que o Brasil tem problemas em sua infraestrutura e afirmaram que é "um absurdo" os que criticam um fato contra dois um eventos que acontecerão em apenas cinco anos.

Segundo o Governo Federal, não há perigo de outro apagão em consequencia deste de ontem.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 11 de Novembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.