Rio vence candidatura a sede olímpica de 2016


AGORA É OFICIAL: Olimpíadas de 2016 será no Rio de Janeiro

http://espn-i.starwave.com/media/apphoto/CPH28110021736.jpg


Eu assumo que estou quase sem unha, de tanta ansiedade pelo que aconteceu hoje, durante o momento do voto para a escolha para a cidade-sede dos jogos olímpicos de 2016.

Inicialmente houve 50 minutos onde o Rio mostrou um pouco de suas belezas e os benefícios que a primeira Olimpíada na América do Sul trariam à cidade.

Chicago e o seu ego foram a primeira a ser excluída, sobrando então para a próxima votação: Tóquio, Madrid e Rio.

Na segunda parte da votação quem saiu foi Tóquio, deixando assim um mistério de uma hora entre Rio e Madrid.

Mas mesmo assim, o Rio foi quem venceu afinal, com uma vitória de lavada de 66 votos contra 32, tornando-se agora oficialmente a sede dos jogos olímpicos de 2016. A primeira versão dos jogos no Brasil e na América do Sul.

Os jornais espanhóis parabenizaram o Rio pela vitória. O jornal El País declarou que a eleição brasileira foi uma surpresa, bem como a chegada de Madri entre as finalistas. Da mesma forma dos jornais portugueses, país que apoiava plenamente o Rio.

Jornais norte-americanos também fizeram um pronunciamento a favor do Rio. A CNN está o dia inteiro mostrando pontos positivos da Cidade Maravilhosa. Da mesma forma de diversos jornais mundiais como Reuters, BBC e The Guardian. A rainha da Espanha também deu os parabéns a cidade:
"É preciso dar parabéns ao Rio, e também o parabéns ao trabalho dos espanhóis, que foi excepcional"
O Comitê Olímpico de Vancouver, cidade-sede dos próximos jogos de inverno, felicitou também o Rio.

Os jogos no Rio acontecerá em diversos lugares, desde atuais pontos turísticos da cidade até novas construções. No Maracanã acontecerá a abertura e encerramento dos jogos, além de muitos dos jogos de futebol. O atletismo acontecerá no Engenhão. O Maracanãzinho, receberá o vôlei. A Barra da Tijuca receberá esportes como ginástica, basquete, natação, tênis, halterofilismo e ciclismo. O Parque aquático Maria Lenk receberá o polo aquático. A Arena Olímpica sediará a ginástica. O Riocentro, maior centro de convenções da América Latina, será adaptado para provas de cinco modalidades diferentes. Será construído um pavilhão para a natação. Em Deodoro haverá as provas de hípica, tiro, mountain bike e canoagem. Em Copacabana haverá os jogos de vôlei de praia, enquanto os jogos de vela será na baía de Guanabara e na lagoa Rodrigo de Freitas a regata. Todo o litoral carioca também será aproveitado, com provas de ciclismo e as corridas de longa distância, incluindo a maratona, que vai terminar no Sambódromo.

Outro importante legado da cidade será o fato do projeto de oferecer internet sem fio gratuita e de alta velocidade, tornando-se uma cidade conectada, com internet sem fio e gratuita.

O turismo e setor hoteleiro da cidade também crescerá muito. Além de 15 mil novos empregos após os jogos.

O empresário Eike Batista, que fez uma contribuição de R$ 23 milhões ao comitê de candidatura do Rio, fechou na última terça-feira (29) um acordo para a compra da empresa detentora da concessão da Marina da Glória, onde devem acontecer as provas de vela. Investindo na Marina da Glória R$ 40 milhões em sua urbanização.

O ex-presidente da FIFA, João Havelange, o qual fará 100 anos em 2016 disse:
- Queria convidar a todos a uma Olimpíada em minha cidade no ano de meu centésimo aniversário.
Carlos Nuzman afirmou:
"É a maior vitória da política do esporte brasileiro. Não só do Brasil, mas de todo o continente"
Daqui a sete anos o Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil, será a capital que terá os olhos do mundo, mudando para sempre a história da nossa cidade.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 2 de Outubro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.