Olimpíadas na Zona Portuária


Projetos olímpicos de 2016 para a região portuária

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3I3S-NLb0fgihQShyPGVKDKTHJ1IzWt-vCtSRcoUp6cjORPDNYsQqY-jhyxYnQRV6zEGpMm0DWSE2YqGDZPjiFINWiQa4jx62lUmbpx89H-Z4eMUwHrU2FaiBMh5CzcQAFAOGWaCyic4/s400/pra%C3%A7a+mau%C3%A1+blog.jpg

O grande arquiteto, urbanista e professor da UFRJ: Sérgio Magalhães, criticou nesta semana uma parte do projeto para os jogos olímpicos para 2016. Sua crítica foi a concentração dos jogos na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, em que segundo o professor, o projeto Rio2016 deveria passar por algumas mudanças.

Para Magalhães, as vilas olímpica e de imprensa, deveriam ficar na Zona Portuária e não na Barra da Tijuca, assim, acredita ele, que a cidade como um todo, incluindo os bairros do subúrbio, seriam beneficiados.

Magalhães também comentou a vontade de Eduardo Paes em usar a Vila de Imprensa para a Copa de 2014, mas caso a vila ficar na Barra da Tijuca, ficará mal localizada, ou seja, seria mais positivo uma vila de imprensa o mais próximo do Maracanã. Este lugar seria a Zona Portuária.

Ao ser questionado sobre o tempo e dinheiro da possível transferência, o urbanista afirmou:
-Claro. Inclusive porque vamos economizar tempo e dinheiro. O aproveitamento do porto é mais barato. A área é central e haverá a valorização de toda a Região Metropolitana, porque o sistema de transportes melhora. A construção da Vila Olímpica também vai estimular a habitação e novos edifícios de serviços e escritórios no Centro. O que Barcelona fez foi pegar a área degradada e investir. A cidade toda se beneficiou. Nós pegamos a área que o setor imobiliário está querendo (Barra) e, neste caso, os investimentos ficarão só lá.
Magalhães também afirmou que com isso o projeto do metrô/trem seria mais prático, porque ligaria-se facilmente com Deodoro, Maracanã e Engenhão, além de trazer melhorias para a valorização da Zona Norte. Porém isso poderia ser um possível adeus para o metrô zona sul/Barra, mas que melhoraria muito os trens e metrôs da zona sul e norte, além de ser mais vantajoso para a economia da cidade e menos gastos públicos.


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ouviu a opinião diferenciada de Sérgio Magalhães e decidiu incluir a Zona Portuária no projeto olímpico, apesar de não ser da forma que esperava o nosso arquiteto.

Eduardo Paes anunciou que levará para a região portuária da cidade o Museu Olímpico, a sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Comitê Organizador dos jogos. Haverá também um decreto que criará o Rio Escritório de Negócios, para a articulação e identificação de oportunidades de negócios e investimentos na cidade, gerido pelo Instituto Pereira Passos (IPP). De acordo com o decreto, a criação do escritório leva em conta a projeção que a economia do Rio terá nos cenários nacional e internacional com a escolha da cidade como sede da competição e a importância de se atrair novos investimentos para a região.

Muitos cariocas apoiam a idéia de Magalhães, mas outros ainda preferem um projeto na Barra já que marcaria um novo desenho urbanístico na área da Barra e Jacarepaguá. Mas em uma visão geral de cidade, realmente seria positivo para o Rio aproveitar os investimentos atuais na zona portuária para trazer um pouco mais das olimpíadas para a degrada área: Uma olimpíada mais para todos.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 6 de Outubro de 2009

3 comentários:

  1. o Paes quer remover uma favela para por esses projetos, deixa ele... é menos favela para uma area nobre da cidade uhauha

    ResponderExcluir
  2. Acho importante que as Olimiadas sejam realizadas no Rio, mas mais importante ainda seria arrumar a casa primeiro. A Zona Portuária é onde está a entrada da cidade e da Rodoviária para o Centro é possível ver o quant está abandonada, com calçadas quebradas e esgoto a céu aberto perto do Posto de gasolina Chaminé.
    É imprescindivel fazermos melhorias na infra estrutura desta região antes de pensarmos em sediar os jogos aqui ou acolá. Cabe a mim como frequentadora do trabalho naquela região alertar para o impacto negativo na imagem da cidade pra quem chega. Mas se temos dinheiro - a hora é essa: Vamos arrumar a entrada da cidade!!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que Jacarepaguá merece um investimento em urbanização inteligente. Mas acho que a nossa zona sul e zona norte merece muito mais... Porque no fundo a zona sul e zona norte é o nosso grande Rio de Janeiro... Podem realmente haverem competições na Barra, mas eu acho que o coração deveria ser na zona zul e na zona norte. Isso melhoraria muito mais nossa auto-estima e traria investimentos o qual os cariocas realmente merecem e não apenas uma parcela destacada na Barra.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.