Aniversário do Pão de Açucar


Aniversário de 97 anos do Bondinho do Pão de Açucar

http://farm3.static.flickr.com/2603/3838997037_d2e892c734.jpg



O Pão de Açucar: Símbolo da cidade e o segundo maior ponto turístico do Brasil. Mas hoje também é simbolo também do mix entre o moderno, o clássico e o natural que o Rio de Janeiro pode oferecer.

Tudo iniciou-se em 1908, quando o engenheiro Augusto Ferreira Ramos teve uma excelente idéia para mudar a cara dos belos morros da cidade. Ele apresentou à Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro uma idéia própria em realizar um projeto que ligaria o Morro do Pão de Açúcar ao Morro da Urca e este à Praia Vermelha através de teleféricos. Porém, na época o engenheiro foi chamado de louco e gozaram dele sugerindo que depois acrescentasse mais uma estação ao trajeto: a do hospício, para que ele se internasse lá.

Mas Ramos não desistiu e prosseguiu seu sonho. Em 1909 ele iniciou o seu projeto, com recursos próprios.

No Dia 27 de outubro de 1912 foi inaugurado o primeiro trecho e em janeiro de 1913, a parte do Pão de Açúcar ficou pronta.

Na época também havia um projeto de criar uma quarta estação no Morro da Babilônia, mas as Forças Armadas negaram por razões de segurança.

Mas mesmo assim tornou-se um grande sucesso e muitos cariocas faziam grandes filas para entrar no bondinho e terem uma extraordinária vista da cidade.

Em 1972, devido ao crescimento geométrico das filas, foi necessário instalar mais um novo caminho e comprar novos bondinhos com maior capacidade. O sucesso foi tanto que até apareceu em um dos filmes da saga James Bond - 007, além de diversas músicas em homenagem ao modesto símbolo carioca, fato o qual que o bondinho tornou-se por muito tempo um símbolo também da Musica Popular Brasileira. Sem contar que o local teve a visita até mesmo do ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy, do grande cientista Albert Einstein e até mesmo do papa João Paulo II.

Hoje o Pão de Açucar conta com bondinhos de última geração e um sistema de tecnologia totalmente moderno, recebendo cerca de 2.500 pessoas por dia. O local também concentra restaurantes, lanchonetes e lojas de presentes, mas o grande "show" mesmo é o mirante para a Cidade Maravilhosa. Eu particulamente adoro o Corcovado, mas amo ainda mais visitar o Pão de Açucar. Os dois maiores símbolos da nossa amada cidade e principais cartões postais do Brasil.

A museóloga Telma Lasmar lançou agora um projeto para a criação de um museu para guardar a história do bondinho mais famoso do mundo: O Museu do Pão de Açúcar, com inauguração prevista para março de 2010.

Este POST é de homenagem ao Pão de Açucar pelo aniversário de 97 anos, comemorado hoje, 27 de Outubro.

Conheça mais sobre o Pão de Açucar em seu site oficial.

http://www.easy-rio.com/assets/images/pao.jpg

http://www.easy-rio.com/assets/images/Cable%20car.jpg


Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 27 de Outubro de 2009
Foto de Rick Ipanema, visite o seu Flickr com incriveis cheias de profissionalismo
OBS: Os direitos desta foto pertencem a Rick Ipanema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.