Vans no Rio de Janeiro


Vans do Rio de Janeiro são as primeiras regulamentadas do Brasil

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Depois de uma novela de mais de 10 anos, o governo estadual do Rio de Janeiro finalmente regulamentou o transporte alternativo de vans em várias cidades do estado do Rio.

A regulamentação oficial aconteceu ontem no Palácio Guanabara, com o governador Sérgio Cabral que assinou os contratos de permissão das vans licitadas pelo Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) para a Região Metropolitana. Ou seja, as cidades de Guapimirim, Mesquita, Itaguaí, Nilópolis, Queimados, Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Magé, Maricá, Rio Bonito, Itaboraí, São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro.

No total haverá 490 vagas, incluindo as 50 linhas intermunicipais. Com isso os motoristas de vans passarão a usar um uniforme padronizado, terão carteira própria, além de direitos e obrigações. A licitação garantiu 1.923 vagas de empregos no setor. Os motoristas das vans terão permissão para trabalhar por cinco anos, com possibilidade de renovação por um período igual. Os veículos, que têm capacidade de transportar 15 passageiros, são equipados com ar-condicionado, sistema GPS e assento gratuito para idosos, estudantes e portadores de necessidades especiais. E ainda aceitará o rio-card.

Com isso, o Rio de Janeiro é o primeiro estado onde este tipo de transporte alternativo deixa de ser (em certa parte) ilegal e torna-se um transporte complementar.

Todas as frotas ainda foram padronizadas pelo Detro. Para facilitar a identificação pelos usuários, as vans possuem cores correspondentes às regiões onde circulam. (as cores estão a mostra na foto acima, clique na foto para vê-la em tamanho maior).

E com isso parte do problema de trânsito do estado se resolve...

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 10 de Setembro de 2009

Um comentário:

  1. Achei que o governador esagerou na diminuição das vans e as empresas de ônibus fazem o que querem, além muitos cheios, desrespeitão tomando muitas atitudes, desde fumar dentro do ônibus ou até ficar parado muito tempo no primeiro ponto após o ponto final atrasando a gente em nossos compromissos ou então carregando passageiro em pé em micoronibus o que é errado segundo o detro.

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