Relatório do COI ao Rio de Janeiro


Comitê Olimpico Internacional lança relatório sobre inspeção no Rio de Janeiro

http://www.rio2016.org.br/files/conteudo/img/en/IMG_9133%20copy.jpg


O Comitê Olímpico Internacional (COI) a uns meses avaliaram as cidades candidatas a ser sede das olimpíadas de 2016, o qual inclui a cidade do Rio de Janeiro, além de Chicago, Tóquio e Madri.

O relatório não apontou favoritos, mas mostrou desafios e problemas que as candidatas sofrem.

No caso do Rio de Janeiro as críticas negativas vieram apenas para as áreas de transporte em massa e poucos hotéis na cidade para um grande evento como Olimpíadas.

O relatório elogiou a apresentação da cidade e destacou a experiência na organização dos Jogos Panamericanos de 2007, assim como a que a cidade deve adquirir para sediar a Copa de 2014, são pontos positivos.

Sobre a questão da falta de hotéis, o Rio de Janeiro encontra-se construindo muitos hotéis na cidade, além que o Comitê Olímpico Brasileiro afirmou que trará muitos hotéis em cruzeiros durante os jogos olimpicos. A questão de transporte a prefeitura ainda não lançou um pronunciamento oficial, mas alguns secretários afirmaram investimentos futuros na área, além do apoio de programas federais como o PAC.

O relatório comenta ainda que a questão de violência na cidade não chegou a um ponto de ser um problema contra a candidatura, e ainda o relatório elogia a estratégia adotada pelo governo, de incentivar a população em programas sociais e esportivos, que o já estaria apresentando bons resultados.

O relatório termina elogiando o altíssimo nível da documentação apresentada pelo Rio de Janeiro ao COI.

No caso de Chicago, o relatório do COI o classificou como uma cidade que não apresentou custos econômicos completos.

O Japão, apesar de ter um boa localização, teve pouco respaldo público.

E Madri não demonstrou um entendimento pleno da necessidades de estabelecer claramente os papeis e as responsabilidades de todos os envolvidos no projeto.

Mas uma boa noticia para os brasileiros/cariocas seria que Jacques Rogge (presidente do COI) afirmou que tem interesse de eleger uma cidade sul-americana para os jogos olímpicos antes de terminar seu tempo na direção do comitê, o qual irá deixar o cargo em 2013.

A cidade sede será escolhida no dia 2 de Outubro emCopenhague, na Dinamarca.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 2 de Setembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.