Cônsul dos EUA elogia o Rio e diz que a Cidade Maravilhosa é melhor que São Paulo e Brasília...


Dennis Hearne assume o consulado-geral dos EUA no Rio de Janeiro e diz que o 'Rio de Janeiro é o coração e a alma do Brasil'.

http://static.panoramio.com/photos/original/23958969.jpg


Dennis Hearne (49 anos), um importante diplomata norte-americano que estava trabalhando como representante norte-americano no Afeganistão nos últimos dois anos e já trabalhou no consulado de São Paulo e na embaixada em Brasília, torna-se o novo Cônsul-geral do Brasil no Rio de Janeiro.

Ao assumir o importante cargo, Hearne elogiou o Rio de Janeiro e brinca que já tornou-se um carioca pelos hábitos incorporados, como caminhar no calçadão da orla carioca, não dispensar água de coco e tomar café na esquina de sua casa, no Leblon. Nos fins de semana, ele disse ainda gostar de percorrer as livrarias do Leblon e confessa ainda gostar de ver novela para aprende o jeito de falar do carioca.

Dennis Hearne já trabalhou anteriomente em São Paulo e Brasília, o qual muitas vezes segundo ele visitava o Rio de Janeiro, mas agora ele diz estar contente em trabalhar durante três anos no Rio:

- Sempre fiz visitas ao Rio, geralmente a serviço, mas em curtos períodos. Tentava esticar, juntar com o fim de semana... - brinca Hearne. - Na verdade, queria muito ser cônsul- geral no Rio. Era a chance de voltar a trabalhar na diplomacia, que é muito importante. Além disso, poder fazer tudo isso no Rio é muito bom. Com todo respeito a São Paulo e Brasília, cidades queridas por mim, sempre considerei o Rio o coração e a alma do Brasil.

O filho de 13 anos do novo cônsul encontra-se atualmente em Brasília e sobre ele, Dennis comentou:

- Tenho laços pessoais com o Brasil. Estou muito contente de estar perto de novo do meu filho, após os dois anos no Afeganistão. Vou trazê-lo ao Rio. Duro vai ser ele querer ir embora desta cidade depois.

Ao ser questionado sobre o clima da cidade, o cônsul disse não haver problema, pelo fato do local o qual ele nasceu (Carolina do Norte-EUA) também sofrer com as temperaturas elevadas.

Em São Paulo, Hernie foi vice cônsul, em Brasília ele foi conselheiro político da embaixada dos Estados Unidos.

O Consulado Geral do Rio de Janeiro também tem poder político em Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Espírito Santo e no Brasil em geral.


Dennis Hearne confirmou a importância da cidade do Rio de Janeiro no mundo e disse:

- O trabalho de um consulado-geral numa cidade deste tamanho é algo único. Vejo o Rio como uma megacidade, não da América do Sul, mas do mundo, que oferece um trabalho muito interessante em termos de construir e fortalecer os laços bilaterais entre o Brasil e os Estados Unidos. Mesmo que Brasília seja a capital, o Brasil verdadeiro vive nestas grandes cidades. O que se passa aqui é fundamental para entender e melhorar os intercâmbios culturais e intelectuais. Estamos vivendo um momento muito interessante e dramático, do ponto de vista da energia, e o Rio está no centro de tudo isso. Vamos acompanhar agora o desenvolvimento que vem em termos de petróleo e pré-sal, etc

Hearne também confirmou que está cheio de planos no Rio de Janeiro, como conhecer todas as praias, Santa Tereza, a Lapa e o Centro Histórico. Ele também disse gostar muito da música brasileira, apesar de estar desatualizado

Quando foi questionado sobre a violência do Rio pelo jornal carioca O GLOBO, Hearne disse:

- A violência urbana está em qualquer grande cidade. E, como em todas, é preciso ter bom senso e cautela.

Hernie terminou a reportágem falando que apesar de certa forma torce tanto para Chicago como para o Rio de Janeiro para sede das Olimpíadas de 2016, mas a vitória do Rio seria muito importante para aumentar os laços econômicos e de amizade entre o Brasil e os EUA.

Apesar do pouco tempo de administração do novo cônsul, ele já ficou conhecido pelo fato de ter diminuido o tempo de visto de brasileiros que desejam ir aos EUA através do consulado do Rio, principalmente para empresários e investidores.

Finalizando o POST, o Blog do Rafael deseja a Dennis Hearne um "Seja bem vindo" e desejamos também uma excelente estadia e sucesso na Cidade Maravilhosa...

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 6 de Setembro de 2009
Foto do consulado geral do Brasil, Rio de Janeiro'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.