Revitalização na Zona Oeste...


Assembléia Legeslativa do Rio de Janeiro quer revitalizar Zona Oeste da cidade...

http://img28.picoodle.com/img/img28/4/5/31/f_Imag030m_02d2c45.jpg

A Zona Oeste do Rio de Janeiro, área com maior abandono da prefeitura, onde concentra cerca de 27% da população da cidade, sendo área onde acontece a maior parte da violência do Rio, e sofre com ocupação irregular do solo e baixo aproveitamento da mão-de-obra, está ganhando um aliado.

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro que é presidido pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro quer reverter a situação da população da Zona Oeste, prometendo uma discussão com base no diagnóstico feito pelo Instituto de Economia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De acordo com a pesquisa, o maior potencial da Zona Oeste do Rio é o pólo metal-mecânico com ênfase na produção de aço inox, além das áreas de produtos alimentícios, gráfico, papel e produtos químicos. Porém a região sofre com uma baixa qualificação na mão de obra operante.

"Apesar da ampla oferta de cursos (a região tem 12 instituições de ensino técnico-profissional e 12 de ensino superior), estes não atendem as demandas das indústrias", confirmou Renata Lèbre La Rovere, diretora da pesquisa.

Esta pesquisa concentrou-se em Campo Grande, Bangu, Santa Cruz e Realengo, os maiores bairros da Zona Oeste.

"Santa Cruz, por exemplo, concentra a maioria das grandes empresas [da zona oeste] e, ao mesmo tempo, tem os piores índices de desenvolvimento humano" comentou Renata La Rovere que acredita que a solução seria a integração de entidades públicas e privadas da região.


Vale lembrar que a região teve um grande avanço depois da construção do shopping de Bangu na antiga fábrica Bangu, vamos torcer que a nossa zona oeste agora receba o valor que merece e possa se tornar uma grande área que trará muitos empregos para a região.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, Brasília, 2 de Julho de 2009
Foto do bairro Bangu, Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.