Ecologia e Meio Ambiente revoluciona supermercados do Rio de Janeiro


Sacolas de Plástico com os dias contados nos mercados do Rio

http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/4609737.jpg

Luiz Fernando de Souza Pezão (vice-governador do Rio de Janeiro) sancionou hoje uma lei que obrigará a subistuição das sacolas e sacos plásticos usados atualmente nos mercados do estado do Rio por materiais reutilizáveis.

Os mercados de pequeno porte terão até três anos terão até três anos para fazer as trocas, enquanto as de médio e grande porte terão até um ano.

Alguns amaram a noticia, outros odiaram. Mas estas sacolas plásticas são um dos piores problemas para problemas ambientais, pelo fato de demorar centenas de anos para se decompor na natureza, e causam uma série de problemas:
  • entopem canos de esgoto e pluviai, causando alagações e outros problemas.
  • causam problemas para animais aquáticos, que podem ficar presos dentro de sacolas ou ingeri-las acidentalmente por confundi-las com águas-vivas (e a mesma sacola pode ser ingerida por vários animais em sucessão, pois ela não se decompõe)
  • podem intoxicar e até matar animais como vacas e ovelhas
Esta é uma atitude seguida nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e países na Europa. Mas para aqueles que ainda estão desesperados, o plano será que os clientes deverão levar as próprias compras através de bolsas, sacolas biodegradaveis (que são as vezes até mais baratas), sacolas de papeis, caixas (oferecidas em muitos mercados), entre outras.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, Brasília, 16 de Julho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.