Aniversário da Nova Barra da Tijuca...


Hoje, faz quarenta anos do Plano Lúcio Costa na Barra da Tijuca

http://farm1.static.flickr.com/185/459129963_e0fc4ca525.jpg?v=0

A Barra da Tijuca a muitos anos era um bairro abandonado, entre lagoas, restingas e dunas, onde os que moravam na região da Barra eram considerados os excluídos da cidade. Hoje, quem passa na Barra da Tijuca, percebe que é sinonimo de modernidade e lazer, sendo referência nacional de habitação, com o maior shopping da América Latina (Barra Shopping), um grande parque de diversões (Terra Encantada), o maior parque aquático da América do Sul (Rio Water Planet), a maior quantidade de shoppings em um único bairro da América Latina, os condôminios mais luxuosos do Brasil, grandes centros esportivos, teatros modernos, casas de shows perfeitos, uma grande área verde com parques e praças, um autódromo, uma praia que é símbolo da cidade, entre outros. Tudo isso em um bairro planejado por um projeto chamado Plano Lúcio Costa.

E o Plano Lucio Costa completa 40 anos hoje (23 de Junho). O projeto foi elaborado pelo urbanista e arquiteto Lucio Costa em 1969, é o marco de uma era na história da cidade do Rio de Janeiro.

O plano foi encomendado pelo governador da época Negrão de Lima e tinha o projeto de organizar o crescimento da Baixada de Jacarepaguá e arquitetar um novo centro econômico do Rio de Janeiro, além de criar um novo bairro para aliviar o crescimento populacional da cidade. Um projeto de 105 quilômetros, cerca de 10% do antigo estado da Guanabara e um espaço duas vezes maior que a capital Brasília.

Lúcio Costa também é famoso por ter construído a cidade de Brasília, mas a Barra da Tijuca ficou tão perfeito, que ele preferiu viver na Barra que em Brasília.

A Barra da Tijuca hoje continua a crescer como um bairro modelo do Brasil e um orgulho para o Rio de Janeiro...

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, Brasília, 21 de Junho de 2009
Foto: Praia da Barra da Tijuca a noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.