Rio2016 é elogiado por COI...


Dirigentes internacionais aprovam Rio 2016 em seminário

http://oglobo.globo.com/fotos/2009/03/09/09_MVG_RIO_2016-Lagoa.jpg

A beleza do Rio de Janeiro e o projeto da cidade para receber os Jogos Olímpicos de 2016 encantaram o secretário geral do Comitê Olímpico Alemão, Bernhard Schwank, e o Diretor de elite e performance da Associação Olímpica Britânica (BOA), Clive Woodward. Os dirigentes estiveram presentes ao Seminário de Desenvolvimento Esportivo, evento realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro em um hotel da Barra da Tijuca nos dias 6 e 7 de março.

O gerente do Comitê Rio 2016, Marcello Cordeiro, explicou a Bernhard Schwank e Clive Woodward os principais pontos do projeto carioca e acompanhou os dirigentes em um vôo panorâmico para conhecer as instalações esportivas da cidade, como o estádio do Maracanã, o Parque Aquático Maria Lenk e a Arena Olímpica.

- O que mais me impressionou foi ver um projeto tão compacto em um cenário tão bonito. Esportes como remo e vela, que em outras edições dos Jogos Olímpicos foram disputados em locais mais distantes, ficam em regiões centrais da cidade. Os atletas vão gostar muito e o público poderá ver um número maior de competições. O Rio de Janeiro tem um projeto muito forte" - elogiou Schwank, que no Seminário de Desenvolvimento Esportivo apresentou a estrutura organizacional do Comitê da Alemanha.

- É uma cidade única. Tem uma combinação de cenários maravilhosos e facilidades urbanas que é ideal para a celebração esportiva. Gostei muito do projeto e acredito que traz todas as facilidades que os atletas precisam - disse Woodward, que integrou a seleção inglesa de rugby campeã mundial em 2003 e expôs o processo de formação e captação de treinadores ingleses.

Assim como os dirigentes internacionais, que são pessoas de perfil não apenas administrativo, mas com vivência no esporte, o projeto olímpico carioca também possui uma forte ligação com os atletas.

- A candidatura Rio 2016 é dirigida por pessoas ligadas ao esporte brasileiro, com o apoio dos três níveis de governo e da sociedade. Dessa forma, entendemos as necessidades dos atletas, dos Comitês Olímpicos Nacionais e das Federações Internacionais, e podemos oferecer uma experiência única e especial a cada um desses públicos - explicou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, que discursou na abertura do Seminário de Desenvolvimento Esportivo.

O evento teve como objetivo disseminar o conhecimento sobre gestão esportiva entre os dirigentes das Confederações Brasileiras Olímpicas, representantes do Ministério do Esporte e de secretarias de esporte de Estados e Municípios. O Seminário contou com especialistas brasileiros em esporte de alto rendimento, como Bernardinho, técnico da Seleção Masculina de Vôlei, e Carlos Alberto Parreira, técnico tetracampeão mundial de futebol.

O presidente de honra da FIFA, João Havelange, também esteve presente.

- Participei de duas Olimpíadas como atleta e nos últimos 40 anos tenho vivido a responsabilidade de gerir o esporte. Eventos como este são fundamentais para podermos conhecer o pensamento de cada um, suas preocupações e seus valores - disse.

- Neste seminário foi abordada a formação de uma nova geração de atletas para os Jogos Olímpicos de 2016, que o Brasil espera poder realizar no Rio de Janeiro - resumiu o Secretário geral do Comitê Rio 2016, Carlos Roberto Osório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.