Lagoa Rodrigo de Freitas terá investimento de R$28 Milhões


Lagoa do Rodrigo de Freitas estará totalmente limpa daqui a de 30 meses...

http://www.everest.com.br/rio/galeria/rio05.jpg

TEXTO ESCRITO E EDITADO POR EIKE BATISTA:
A Lagoa Rodrigo de Freitas é uma das minhas paixões. São raras as cidades do mundo com tamanha beleza natural e, no nosso caso, numa faixa curta de espaço entre a montanha e o mar. E a Lagoa, em particular, tem ainda opções variadas de lazer e convívio, além da pista de mais de sete quilômetros para correr, caminhar e pedalar.

Um patrimônio natural como esse merece toda a nossa admiração e respeito. É por isso que começamos, ainda no primeiro semestre do ano passado, a preparar um projeto novo para ajudar a tornar a Lagoa, enfim, limpa!

Esse desejo é de todos. Era uma vontade do maestro Tom Jobim, que sempre quis voltar a pescar na Lagoa, como lembrou recentemente o jornalista Zuenir Ventura, em coluna no jornal O Globo.

Queremos contribuir com a cidade e, por isso, estamos trabalhando de forma integrada e em parceria com os órgãos públicos.

No âmbito municipal, a articulação segue em parceria com as Secretarias de Obras (SMO), Urbanismo (SMU) e Meio Ambiente (SMAC), a Companhia de Limpeza Urbana - COMLURB e a RIO-ÁGUAS (Subsecretaria de Gestão de Bacias Hidrográficas).

Na esfera estadual, a articulação está sendo conduzida em parceria com a Companhia Estadual de Água e Esgoto - CEDAE, a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Montamos uma equipe interna, com profissionais de biologia, geografia, engenharia e ligados à área ambiental, que está interagindo com o poder público. O objetivo é ajudar a oferecer alternativas para resolver o problema da poluição e ferramentas para colaborar na implantação de soluções já diagnosticadas.

A primeira ação no projeto começou em setembro passado: o fornecimento de um catamarã e de um barco de apoio para retirada de algas, em mutirões conjuntos de coleta com as equipes da Comlurb e Rio-Águas. Um novo termo de cooperação técnica, agora para dragagem do Canal do Piraquê e outras áreas, será firmado, em breve, com a Rio-Águas.

Novas etapas, envolvendo obras de infra-estrutura e ações na Lagoa, virão. Estamos alocando uma verba de R$ 28 milhões para as ações que deverão se desenvolver ao longo de 30 meses e que irão resgatar a beleza natural desse recanto da cidade!

TEXTO ESCRITO POR EIKE BATISTA
FOTO DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS
BLOG DO RAFAEL OLIVEIRA

Um comentário:

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.