Píer Mauá está de cara nova, com inauguração de armazém


Zona Portuária: Píer Mauá inaugura Armazém 2

http://www.portosrio.gov.br/graphics/Img_DocasRio_Imagem2.JPG

A Píer Mauá – empresa que administra a Estação de Passageiros do Porto do Rio de Janeiro – inaugura, nesta quinta-feira, às 16 horas, o Armazém 2 e as praças (denominadas de “janelas para o mar”) da zona portuária. O evento marcará a finalização da primeira etapa das obras de revitalização do porto.

A inauguração do Armazém 2 representa um marco na revitalização da zona portuária da cidade, que a partir do funcionamento desta unidade torna-se realidade. Nas obras, realizadas ao longo dos últimos 12 meses, foram gastos cerca de R$ 20 milhões (recursos próprios), gerando aproximadamente 300 empregos. O armazém – com 3.500 metros quadrados - foi completamente restaurado, mantendo as características originais. As áreas situadas entre os armazéns 1 e 2 foram transformadas em praças com vista para a Baía de Guanabara, beleza até então aprisionada pelos muros do porto.

A recuperação total da área da Píer Mauá – armazéns 1, 2, 3, 4 e seus entornos, bem como a implantação/edificação no Armazém externo da Nova Estação de Passageiros, prédio de escritórios, bares, restaurantes e hotelaria, tem uma previsão de investimentos da ordem de R$ 200 milhões, e o projeto deverá estar concluído nos próximos três anos.

- Devolver a Zona Portuária à população do Rio de Janeiro é o nosso objetivo - diz o presidente da Píer Mauá, Luiz Antônio Cerqueira.

Cerqueira destaca a importância da integração Porto-Cidade e ressalta que a área da Píer Mauá será motivo de orgulho para os cariocas e turistas que visitam o Rio:

- O Rio é a principal porta de entrada do turismo nacional e internacional do país. No turismo marítimo, por exemplo, o crescimento tem sido da ordem de 35% ao ano, contra 11% nos demais destinos do mundo. Mas o nosso projeto não é destinado apenas aos turistas, é destinado principalmente ao povo do Rio de Janeiro, que terá o porto de volta. Com moderno e eficiente terminal de passageiros, com área de lazer, com eventos culturais, com bares, restaurantes, hotéis e toda a infraestrutura que a cidade merece.

A inauguração do Armazém 2 junta-se a outras importantes realizações da Píer Mauá nos últimos dois anos, entre as quais destacam-se: restauração do Armazém 1, realizada entre 2007 e 2008, hoje destinado á área de bagagem; asfaltamento do cais até o armazém 4 (e da área de circulação de turistas no estacionamento de ônibus das agências de turismo receptivo), totalizando 12 mil metros quadrados de área pavimentada; melhorias na atual Estação de Passageiros, instalação de novos balcões de check-in, obras do Armazém 3, que opera como área de estacionamento de veículos leves destinada aos turistas que deixam seus carros em segurança durante o período de duração dos cruzeiros, além da aquisição de novos e sofisticados equipamentos de segurança.

Participam da inauguração o ministro dos Portos, Pedro Brito, do governador Sergio Cabral, do prefeito Eduardo Paes, e do presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Jorge Luiz de Mello.

JB, 11 de Fevereiro de 2009
Foto do projeto do Porto do Rio de Janeiro no futuro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.