O horário oficial do Brasil é gerado no Rio de Janeiro...


Saiba quem é responsável pela hora certa no Brasil...

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/foto/0,,16226552-FMMP,00.jpg


O Observatório Nacional, instalado no Rio de Janeiro, tem a atribuição legal de gerar, distribuir e conservar a hora legal do Brasil e ainda apresentar o país ao Tempo Universal Coordenado, que agrega outros disseminadores de tempo no mundo. Já que o Brasil tem três fusos horários.

O observatório conta com geofísicos, tecnologistas, astrônomos, técnicos em computação e pesquisadores, e mantém a precisão de tempo e freqüência, de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), junto aos órgãos mundiais de divulgação de hora certa.

“A hora é uma coisa que mexe com a vida de muita gente, principalmente em um país como o Brasil, que tem dimensões continentais. A regulamentação da hora no país é feita por lei. Fazemos a nossa rastreabilidade de acordo com o Inmetro, com exatidão de nanosegundos, por meio de relógios atômicos de Césio e de equipamentos para fornecimento de sincronismo para bolsas de valores e bancos, por exemplo” , disse Ricardo Jose de Carvalho, chefe da Divisão Serviço da Hora do Observatório Nacional.
Criado por D. Pedro I em 1827, o observatório tem a finalidade de orientar estudos geográficos do território nacional e de ensinar navegação. Com a proclamação da república, em 1889, o Imperial Observatório do Rio de Janeiro passou a se chamar Observatório Nacional.

Então os grandes bancos brasileiros e bolsas de valores em todo país possuem conexão ao edificio carioca.

O observatorio é localizado na Rua Gal. José Cristino, 77, São Cristovão, zona norte do Rio de Janeiro.

Texto de Rafael Oliveira e Glauco Araújo, 30 de Dezembro de 2008
Baseado nas informações do site G1 e do ON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.