Nova secretária de Educação reafirma fim da aprovação automática


Eduardo Paes escolhe Secretária de Educação e ela confirma que irá terminar com a aprovação automática.

http://tbn0.google.com/images?q=tbn:gWv202-ZPSwkDM:http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/claudia_costin_galeria230x330.jpg

O novo prefeito Eduardo Paes anunciou hoje que a nova secretária Municipal de Educação será Cláudia Maria Costin, Costin foi secretária Estadual das Culturas de São Paulo no governo de Geraldo Alckmin, ministra da Administração Federal e Reforma do Estado no governo Fernando Henrique Cardoso, coodernou um setor do Banco Mundial e até agoraCláudia era vice-presidente da Fundação Victor Civita e professora do Ibemec. Mas se sentiu honrada em ser do elenco da cidade.

Durante apresentação, Cláudia Costin reafirmou a promessa de Paes de triplicar o número de creches para crianças até três anos de idade e acabar com a aprovação automática. A nova secretária explicou que manterá o sistema de ciclos já existente, mas implantará o reforço escolar já no início do ano letivo. Para ela, o maior desafio da gestão será o aprendizado dos alunos.

- Não é possível que o Rio de Janeiro, com o maior número de mestres e doutores, não consiga alcançar um Ideb (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) compatível com os países desenvolvidos. Não há razão para isso - afirmou.

Costin citou como exemplos de educação bem sucedida a Finlândia e a Coréia e aproveitou para apresentar propostas inovadoras, como a de garantir no ato da matrícula o acesso a ficha de inscrição da biblioteca mais próxima da residência de cada aluno. Ela também questionou as aulas de informática na grade curricular e defendeu que seria mais eficiente que professores de todas as disciplinas usassem a informática no ensino diário.

Uma outra preucupação da secretária será a capacitação dos mestres e criar um projeto de capacitação junto com as universidades públicas, além de estudar o orçamento para que cada professor do munícipio tenha acesso a um computador pessoal.




Rafael Oliveira, Brasília, 9 de Novembro de 2008

Um comentário:

  1. Parabenizo a secretária Municipal de Educação Cláudia Maria Costin pela importante iniciativa de acabar com a disparatada.
    Trabalho dentro do Complexo de Manguinhos, na OSCIP www.redeccap.org.br, dando aula de arte para crianças, e, sei o quanto principalmente as crianças pobres são prejudicadas. A verdade é que as crianças que estão sob esse sistema, na sua grande maioria perderam o interesse pelos estudos, já que não tem que prestar provas, não tem que mostrar capacidade intelectual. Ciente dessa realidade a RedeCCAP desenvolve um projeto de reforço escolar a fim de que a criança não fique tão distante da prática do estudo.
    Essa iniciativa já proposta anteriormente pelo prefeito eleito da cidade Rio de Janeiro, Eduardo Paes, fortalecerá no ensino fundamental solidez didática capaz de proporcionar no futuro a maior oportunidade de ascensão dos pobres à universidade, ao passo que estes chegarão lá realmente preparados, dominando os conhecimentos necessários. Desse modo poderemos nos aproximar dos países desenvolvidos.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.