Expansão do Metrô do Rio de Janeiro


Metrô Rio investe R$ 1,15 bi em melhorias

http://imgs.sidneyrezende.com/srzd/upload/m/e/metroxz468.jpg

As obras de extensão da Linha 2 do metrô foram iniciadas pela concessionária responsável, a Metrô Rio, no dia 13 de novembro. A medida irá acabar com a transferência na Estação Estácio, além de permitir a conexão direta de Pavuna a Botafogo. A conexão-direta será viabilizada devido à construção de uma passarela coberta de 1,3 quilômetro de extensão, que ligará a Estação São Cristóvão até a Estação Cidade Nova.

A construção será erguida em um terreno localizado em frente à prefeitura do Rio, do outro lado da Avenida Presidente Vargas. Do local, os trens vão seguir por uma nova via na superfície até o túnel já existente, que dá acesso à Estação Central. Além disso, a empresa também irá construir uma passarela de acesso à Estação Cidade Nova sobre a Avenida Presidente Vargas até o prédio da Prefeitura. Com isso, no total, serão mais oito quilômetros de trilhos, além de 11 estações, a partir de São Cristóvão, na Linha 2.

A iniciativa faz parte do projeto Metrô Século XXI, que, além da expansão da Linha 1 e outras melhorias, vai aumentar a capacidade do metrô carioca, de 550 mil passageiros por dia para 1,1 milhão. Com o novo trecho, será possível economizar 13 minutos de viagem. O total de investimentos, confirmado pela Metrô Rio, é de R$ 1,15 bilhão.

A quantia servirá ainda para comprar mais 19 composições. Serão 114 novos carros, dotados de tecnologia capaz de permitir a circulação de passageiros dentro do trem. A primeira dessas composições está prevista para 2010 e as demais para 2011.


Mais quatro estações poderão ser construídas em Ipanema e Leblon

De acordo com matéria publicada nesta sexta-feira no jornal "O Globo", o governador Sérgio Cabral demonstrou interesse em alterar o traçado da Linha 4 (Zona Sul - Barra). Caso seja aceita a determinação, Ipanema e Leblon deverão ganhar mais quatro estações. A idéia inicial previa paradas no Humaitá e Botafogo, com ligações entre a Barra e a Praça General Osório, no entanto, a partir de agora seriam estações na Avenida Bartolomeu Mitre (no Largo da Memória), na Avenida Afrânio de Melo Franco (na altura do Shopping Leblon), na Avenida Henrique Dumont (em Ipanema) e na Praça Nossa Senhora da Paz.


Texto de Sidney Resende, 30 de Novembro de 2008

Um comentário:

  1. A rеsidentiаl RO filteг is made from a thin film composite membrane (ΤFM oг TFC), whiсh is
    made out of ѕheet polymer аnd is comρrised οf multiple laуers.
    Because of lіmiting access tо cleаn-sаfe water chіldren arе foгced to cope with
    diarrhеa and other more seгіous
    illnesses οn the daily bаsis. To own аіm connеcted
    with гetгiеval > 65%, must implement alternative spot activity functionality.

    Here is my webpage :: reverse Osmosis water filter and fluoride

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.