Nova Passarela na Rocinha


PROJETOS PARA A FAVELA DA ROCINHA, INCLUEM ATÉ PASSARELA DESENHADA POR OSCAR NIEMEYER

http://oglobo.globo.com/fotos/2007/09/04/04_MHG_rio_rocinha01.jpg



A favela da Rocinha, localizada na zona sul do Rio de Janeiro, conhecida como uma das maiores favelas do Brasil, e a maior do estado, estará ganhando em breve um tratamento especial e totalmente inovador.


O governo federal disse que ia trazer uns investimentos nas favelas e o governador Sergio Cabral disse que estava apoiando.


Primeiro: Eu acho “feio” um governador que só tem papas, mas não age. Cabral já comentou em mil projetos, falou bonito e fez várias revoluções desde que sentou na cadeira, mas até agora não vi nada interessante nas ruas.


Segundo: Desde quando o governo federal investe em algo positivo no Rio de Janeiro? A única coisa que o governo federal faz pelo Rio de Janeiro é falar mal, incentivar o crescimento de favelas e tentar abafar a violência de outras cidades brasileiras, inclusive da própria capital para desviar o assunto para o Rio de Janeiro. Pois alguém lembra de ficar massante nos jornais aquela reportagem dos turistas assaltados a luz do dia em frente ao Congresso Nacional? Não... Pois no mesmo dia o assunto era mais um bandido morto numa favela da zona oeste.



Mas agora deixando o assunto do Governo Federalixal, a prefeitura sim tem projetos interessantes para a cidade.
E um deles é a construção de apartamentos na favela da rocinha, substituindo as residências atuais.


A Rocinha, como outras favelas do Rio de Janeiro, tem um avanço muito significativo sobre outras comunidades pobres do resto do país, por exemplo, água encanada, TV por assinatura, Internet banda larga, telefonia fixa e móvel de qualidade, eletricidade legalizada, saneamento básico, asfalto e residências de tijolo e não de madeira.


O projeto do momento que está na foto, disponibilizada pelo jornal O GLOBO, é a passarela da rocinha, desenhada pelo arquiteto carioca Oscar Niemeyer, com um arco similar ao da praça da Apoteose, sendo então um novo ponto turístico na cidade. Além de substituir a antiga passarela que ligava as duas vias.


Ainda na rocinha está sendo projetado um novo hospital de grande porte, um mega centro esportivo, creches e um sistema de plano inclinado.


O Governo Federal ofereceu um empréstimo para ajudar no projeto Favela Bairro do governo da prefeitura do Rio de Janeiro.


Infelizmente no terceiro parágrafo da CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 não está escrito:
“A Constituição de 1988 dentro do contexto dos direitos humanos,. estabelece como dever do Estado, a erradicação da pobreza e da exclusão social”
Logo infelizmente, o governo federal não tem o porque de investir para erradicar as favelas não só do Rio de Janeiro, como do Brasil. Como é o caso de países como a China, Austrália, Holanda, Japão e Inglaterra (além de muitos outros) que investem fortemente na erradicação da pobreza e não possuem uma constituição ilusoria.


Texto escrito e postado por Rafael Oliveira.
Brasilia, 3 de Agosto de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.