Transporte Publico no Brasil


Fatos do Transporte Publico no Brasil.
Texto de Rafael Oliveira.


Como todos sabem eu sou uma pessoa que se interessa grandemente e deseja desenvolver grandes planos sobre Infra-estrutura. Como um Democrata de sangue.

E eu percebi claramente o desenvolvimento do Transporte Rodoviário no Rio de Janeiro. Embora ainda tenha alguns defeitos, mas com certeza não é mais o mesmo que alguns anos atrás.

Começando pelos ônibus que são em minha opinião o mais próximo de um primeiro mundo em nosso país. Que eu também tenho que elogiar o transporte rodoviário na cidade de Curitiba que inclusive é uma cidade mais que agradável, é em minha opinião a verdadeira mini-europa brasileira.

A imagem “http://www.geocities.com/rio.tour/RJ/filled_version/bus9.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Foto: Onibus da Viação 1001 sobre a Ponte Rio Niteroi (Rio de Janeiro)

Os novos trens da Supervia estão “arrebentando” em modernidade. Com até ar- condicionado e sistema totalmente digital.


Foto: Trens do Rio de Janeiro

Os metrôs ainda precisam melhorar, mas a frota tem tido um considerável numero de crescimento e o interior está totalmente modificado. E até o exterior também está mais agradável.

Os clássicos táxis amarelos são mais que um transporte e sim um ponto turístico.

E não poderia deixar de falar das Barcas que vão a Niterói e também das vans.

Mas eu particularmente quando vejo as fotos dos anos clássicos do Rio de Janeiro eu acho um certo charme aqueles bondinhos e eu investiria no retorno de bondinhos (só que mais modernos) nas grandes avenidas do Rio de Janeiro, principalmente a Rua Conde do Bofim e a Avenida Rio Branco. Pois realmente estão meio caidinhos aqueles bondinhos em Santa Tereza.


A imagem “http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/8/84/Zg_tram1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Foto: Bondinho em Zagreb (não sei se é o mesmo nome em português), capital da Croacia

Mas eu não criei esse post unicamente para falar sobre o transporte do Rio de Janeiro. Mas sim do transporte no Brasil.

Um exemplo é a cidade de São Paulo que a macrocefalia urbana simplesmente arrasou todos os transportes públicos. O Metrô não suporta nem 20% dos usuários, até mesmo em horários de jornada. Os ônibus mais que lotados e estradas com quilométricos engarrafamentos. Tanto que o transporte de táxis aéreos está em forte crescimento na cidade, na tentativa de sair do asfalto que está o caos do transporte.


A imagem “http://soteropolitanosmeioambiente.files.wordpress.com/2007/10/engarrafamento2-salvo-web.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Foto de Washington Fagner sobre o Centro de Brasilia

Aqui em Brasília (Na Capital Federal) o transporte publico é um caos, simplesmente o pior do país.

Os ônibus são os mesmos (forma literal) dos mesmos que eram usados a 10 anos no Rio de Janeiro (repetindo que isso é de forma literal). As fotos abaixo foram batidas por mim em um ônibus que segue a trajetória Guará (bairro que tem o metro quadrado mais caro do DF) para o bairro de Taguatinga (O bairro que possui maior fatia do comercio do DF). Onde os bancos eram simplesmente duros, barulhento, com o chão sujo e em péssimas condições, inclusive aquela cordinha da Parada Solicitada não estava funcionando e nem se quer os sensores de pedido de parada, o motorista ainda nem se quer respeitou a minha descida e só percebeu que eu queria sair a duas paradas após a que eu solicitei. E ainda acredita que eu paguei ainda R$3,00 pela tarifa dessa transporte? E eu tive que pegar um Táxi para voltar aonde eu queria? E que ainda está previsto aumento de 30% na Tarifa esse ano?

Péssimo Transporte em Brasilia

Péssimo Transporte em Brasilia

Péssimo Transporte em Brasilia

O Metrô é um sistema de transporte inovador na capital federal, quando veio realmente eu era um utilizador assíduo, principalmente pelo fato do transito difícil da cidade, eu deixava meu carro na estação e ia até o centro de Taguatinga através do metrô, hoje está nessas condições:

Péssimo Transporte em Brasilia

Péssimo Transporte em Brasilia

Péssimo Transporte em Brasilia

Péssimo Transporte em Brasilia

Péssimo Transporte em Brasilia

Péssimo Transporte em Brasilia

Péssimo Transporte em Brasilia

Péssimo Transporte em Brasilia

Porém o maior caos da cidade são as vans (aqui chamadas de lotação) que ultrapassa as leis da física onde lá sim tem mais de uma pessoa ocupando o mesmo lugar, além da falta de educação dos motoristas que quando estão no engarrafamento sobem e dirigem sobre a calçada.


Eu o digo agora: Se está nessas situações a capital federal, imagine o resto do país. Mais uma vez o governo se declara que está nem aí com o povo e pensam simplesmente: “Não sou eu que uso o transporte publico, o importante é que paguem seus impostos".

Texto escrito e publicado por Rafael Oliveira, 27 de maio de 2008
Fotos de Rafael Oliveira e Geocities.com/Rio.Tour
Todos os Direitos Reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.